Seguindo o calendário de lutas aprovado na primeira quinzena de abril, durante o XXI Confasubra, os técnico-administrativos das universidades brasileiras já articulam a parada da próxima quarta e quinta-feira. No dia 25 de abril o dia de paralisação foi conjunto com os servidores públicos federais. Já as dos dia 09 e 10/05 será específica das universidades.

Após as últimas reuniões com o governo, tanto das mesas especificas quanto das mesas conjuntas, fica uma avaliação de que o governo novamente assume a estratégia do empurra-empurra, sem apresentar nenhuma proposta concreta.

Nacionalmente, a orientação da Direção Nacional da Fasubra é que os sindicatos da base observem o calendário de lutas aprovado para a categoria e já aponta, inclusive uma possível greve. Veja:

Dias 09 e 10/05 – Paralisação Nacional nas universidades

Dia 17/05: Dia Nacional de Luta (Caravanas à Brasília)

Dia 30/05: Prazo final para que o governo apresente ao conjunto dos servidores proposta concreta de valorização salarial

Dia 05/06: Caravana à Brasília do conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal, com Plenária do Fórum das Entidades dos SPF´s.

Dia 11/06: Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo.

Vale destacar que esses dois últimos pontos são itens novos e devem ser apreciados nas assembleias gerais das entidades e na plenária da Fasubra, para incorporação ou não ao calendário dos técnicos.

Eixos de Luta:

• Elevação do piso (para três salários mínimos – hoje o piso é de R$ 1034,00);
  • Aumento do auxílio-alimentação (equiparação aos do executivo e legislativo – hoje o auxílio é R$ 304,00);
  • Racionalização dos Cargos (Fazer correções no enquadramento de cargos que ficaram rebaixados em 2005);
  • Reposicionamento dos Aposentados (Recolocar no final da tabela os aposentados que estavam no final da carreira antes do PCCTAE);
  • Anexo IV do PCCTAE (adequá-lo considerando igualmente todos o níveis e classes).

Programação da UFRN e Ufersa