Na manhã desta quinta-feira (22/06), trabalhadores terceirizados do canteiro da UFRN (funcionários da empresa D&L) realizaram um ato em frente ao Ministério da Economia (Superintendência Regional do Trabalho do RN) reivindicando a Regularização do sindicato; Reajuste salarial com retroativo e Reajuste no vale alimentação.

Na última paralisação por atraso de salário (em abril), os trabalhadores sentiram-se abandonados pelo sindicato da categoria (Sintracomp), e foram, por conta própria, à Superintendência Regional do Trabalho do RN denunciar a empresa D&L. Na ocasião, outro sindicato, o Sintramem/RN (sindicato da manutenção civil), passou a acompanhar a situação. Os trabalhadores agora reivindicam que o Sintramem, que tem se mostrado disposto a encampar as suas reivindicações, os represente.

Desde o ano passado que o Sintest acompanha e apoia a luta dos servidores terceirizados da UFRN, que têm passado por diversas situações que vão além de atrasos de salários. Em abril, alguns trabalhadores fizeram uma paralisação no pátio da reitoria da UFRN e no mês passado foi formado um comitê para acompanhar de perto a situação e tentar mediar os conflitos junto à Universidade e às empresas terceirizadas.

O comitê continua se movimentando e se reunindo toda semana para ajudar esses trabalhadores, pois vêm recebendo denúncias de terceirizados de várias empresas que mantém contratos com a Universidade. Inclusive foi criada uma ‘Campanha financeira’ em solidariedade ao trabalhador que foi sumariamente demitido pela D&L e sequer recebeu sua rescisão, necessitando de ajuda neste momento. As contribuições podem ser feitas pelo PIX através do comite.terceirizados@gmail.com e quem quiser se somar à luta, pode entrar no grupo de whatsapp do Comitê, clicando AQUI.