O sindicato convidou Mariana Lopes (FASUBRA) para ministrar o debate com os servidores

Em tempos de resistência da luta sindical, o SINTEST/UFERSA organizou durante esta terça-feira (19) duas palestras para discutir e avaliar a conjuntura política do Brasil com as reformas promovidas pelo governo e seus impactos na vida do trabalhador e da trabalhadora.

Pela manhã, foi discutido as reformas do governo federal, principalmente o Projeto Future-se que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior. A palestrante falou sobre as duas propostas que foram enviadas para o Congresso Nacional. Além disso, a PEC emergencial 186/2019, que propõe a redução da jornada de trabalho e dos salários dos servidores, também foi pautada durante a palestra.

No segundo momento à tarde, foi a vez que se voltar para os impactos das reformas na vida das mulheres. Mariana falou sobre a importância da luta feminista como meio de resistência para barrar os ataques do Governo. A palestrante ainda lembrou como o movimento #EleNão foi importante durante as eleições do ano passado.

Durante o evento, a coordenadora geral, Kaliane Morais, falou sobre a criação de um GT voltado exclusivamente para a luta das mulheres “A inclusão do GT na esfera do SINTEST/UFERSA é para que possamos discutir as pautas que são de interesse da mulher trabalhadora e das minoras”.

A coordenação do SINTEST/UFERSA agradece a todos os servidores que participaram dos dois momentos.

“Nós encerramos o dia com o sentimento de dever cumprido. Nosso papel, além de lutar em defesa da categoria, também é promover momentos de formação política. Trouxemos uma companheira da FASUBRA que sempre está à frente das lutas, principalmente quando se trata das mulheres, para promover esse momento de debate e reflexão em que nosso país vive”, destacou Kaliane Morais, coordenadora geral do SINTEST/UFERSA.