Muito antes de vir à tona, como o assunto da “moda” nas relações de trabalho, o SINTEST/RN já trabalhava uma campanha contra o Assédio Moral, sendo o sindicato pioneiro no RN a tratar o assunto de forma mais incisiva, inclusive com a produção de uma cartilha educativa sobre o tema.

Por isso mesmo, a categoria se sente segura e sempre procura o sindicato em casos que possam configurar a prática de assédio moral. Nos últimos anos o sindicato vem atuando de maneira firme no combate a essa prática. Sempre que recebeu denúncias, tomou todas as ações cabíveis, respeitando sempre a hierarquia da instituição, buscando as instâncias responsáveis a seu tempo, intermediando crises e na maioria dos casos, alcançando sucesso na resolução do problema.

É claro que o sindicato, sempre que necessário, usa todos os elementos que possui nessa luta, desde a publicidade dos acontecimentos em sua mídia própria (jornal, site, e-mail e outros) até a realização de atos públicos, pressionando e mostrando sempre sua força. Para não deixar morrer a campanha, recentemente vem realizando palestras sobre o tema, especialmente nos campi do interior.

Na terça-feira, 02 de julho, foi a vez dos técnico-administrativos de Caraúbas, campus da Ufersa, ouvirem e debaterem sobre o tema. O diretor do SINTEST/RN, Francimar Honorato foi o mediador da discussão, enquanto José Rebouças fez uma breve apresentação do sindicato. Também pela direção e dando apoio ao evento, estavam José Talvanes e Ismael Martiniano.

Foi um momento muito produtivo, pois contou com a presença de todo o efetivo do Campus, incluindo a diretora Edna Lúcia Linhares. Vejas as fotos na galeria de imagens abaixo e também a matéria especial da SINTEST/TV sobre a visita ao Campus.