A categoria não aderiu à greve de 48h, mas reconhece a legitimidade da luta em nota à comunidade

Em assembleia geral realizada na última terça-feira (24), servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), decidiram por não aderir à greve da educação marcada para os dias 02 e 03 de outubro. Além da pouca participação dos servidores, um dos motivos pelos quais a categoria não deliberou paralisação, a assembleia também reconheceu que as datas coincidem com feriados locais, o que poderia enfraquecer o movimento.

A pauta da greve de 48h é contra os sucessivos ataques do governo à educação, entre eles, o projeto Future-se, os cortes de recursos nas IPE (Instituições Públicas de Ensino), do CNPQ, da CAPES, do PNAES e do FUNDEB; a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das IFE (Instituições Federais de Ensino); a militarização das escolas e a retirada de direitos dos trabalhadores(as).

A Fasubra Sindical orienta as bases a realizarem uma consulta com os servidores sobre uma possível greve por tempo indeterminado e também sobre a importância de uma campanha “FORA BOLSONARO”. Os resultados devem ser enviados a FASUBRA até o dia 04 de outubro.

Você pode responder ao questionário aqui

Ainda durante a assembleia, a coordenação do SINTEST ressaltou a importância de a categoria participar do 16º Consintest. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro em Natal e os servidores podem fazer sua inscrição através do site. Depois deverá ser informado à secretaria a participação no congresso, uma vez que o transporte será solicitado de acordo com o quantitativo de servidores. As despesas com translado, alimentação (café, almoço e janta) e hospedagem são por conta do sindicato.

Foi através do Consintest que a Seção Sindical, antes Delegacia Sindical, conseguiu autonomia financeira, administrativa e política. A participação dos servidores da UFERSA no evento é bastante importante uma vez que é o momento para definir os próximos passos da Seção Sindical, como, também, para dialogar acerca da conjuntura política em que o país está vivendo.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Confira aqui as teses que serão defendidas no congresso

NOTA À COMUNIDADE SOBRE GREVE DE 48H NA EDUCAÇÃO

Em Assembleia Geral realizada no dia 24 de setembro de 2019, os servidores presentes optaram por não aderir à greve nacional pela educação, convocada para os dias 02 e 03 de outubro de 2019. Embora reconheça a existência de justa causa para o movimento paredista, consubstanciada nos vultosos e constantes ataques do Governo Federal e de seus representantes à dignidade da comunidade acadêmica e à autonomia universitária em todas as suas dimensões (didática, científica, financeira e administrativa ), a Assembleia ponderou que as datas indicadas se apresentam impertinentes ao calendário local. No pensar da Assembleia, a proximidade com o feriado mossoroense de 30 de setembro e a coincidência com o feriado estadual de 03 de outubro poderiam impactar negativamente na opinião pública e na participação da categoria. Em contexto no qual a máquina pública é utilizada como aparelho ideológico do Estado, no sentido de desarticular a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, cabe às representações sindicais proteger a categoria dos ataques institucionais e das falsas informações, conservando sua imagem, credibilidade e legitimidade para os iminentes embates. Assim, não obstante a não adesão, o SINTEST/UFERSA manifesta seu apoio irrestrito ao movimento nacional, ratificando todas as suas razões e se prontificando para os próximos desafios.

Mossoró, 24 de setembro de 2019