A direção do Sintest/RN reivindicou em reunião ocorrida em 26/07, que os editais nº 03/2023 (Mestrado) e 04/2023 (Doutorado) do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRN fossem alterados para corrigir uma falha grave com relação ao número de vagas voltados aos servidores da UFRN.

Na reunião estavam o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Mirian Dantas dos Santos, o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Joade Cortez, e o pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo.

A falha foi que as vagas que deveriam ser exclusivas para servidores efetivos do quadro da universidade seriam disputadas com funcionários da EBSERH, conforme contava em ambos os editais:

01 (uma) vaga para capacitação interna de servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN em atendimento ao Programa de Qualificação Institucional da UFRN- PQI ou para funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Rio Grande do Norte (EBSERH-RN).

O pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo, nos informou que os editais foram corrigidos e na nova redação está:

2.5 Adicionalmente, serão ofertadas 02 (duas) vagas para capacitação interna de servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN em atendimento ao Programa de Qualificação Institucional da UFRN- PQI; e

2.6 01 (uma) vaga para funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Rio Grande do Norte (EBSERH-RN);

O Sintest segue lutando para que a UFRN não diminua as vagas para os servidores, fato que infelizmente temos observado nos últimos anos.