O XXIV CONFASUBRA encerrou na noite deste domingo (21/05) com uma saudação da atual Direção Nacional (DN). O dia foi de intensas atividades e elegeu a nova gestão da DN e do Conselho Fiscal (CF) para o triênio 2023/2026. A distribuição dos cargos é feita de acordo com a proporcionalidade das chapas.

O resultado das eleições do XXIV CONFASUBRA para a nova Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical e do novo Conselho Fiscal (CF) foi anunciado pela Comissão Eleitoral por volta das 16h50 do domingo (21). Devido ao horário avançado e muitas delegações terem que viajar para suas bases, a posse dos novos representantes da FASUBRA Sindical foi adiada e acontecerá na próxima Plenária da entidade.

Participaram do Congresso 1023 delegadas e delegados, de 49 entidades de base de diversas instituições federais públicas de ensino. Destes, 1003 votaram sendo que o número de votos válidos foi de 999. Confira os votos de cada chapa:

Chapa 10: 67 votos (6,71%)

Chapa 20: 256 votos (25,63%)

Chapa 30: 220 votos (22,02%)

Chapa 40: 97 votos (9,71%)

Chapa 50: 359 votos (35,94%)

Brancos: 01; Nulos: 03

Confira os votos para o Conselho Fiscal:

Chapa 100: 268 votos

Chapa 200: 234 votos

Chapa 300: 114 votos

Chapa 400: 372 votos

Brancos: 6 votos; Nulos: 16 votos

Em breve a Fasubra anunciará o nome de todos os componentes da nova direção da entidade.

TAES do RN são bem representados no Congresso

O Sintest/RN participou do Congresso com 30 delegados, sendo 14 delegadas, 16 delegados e 1 observador. Dentre os 30 delegados (as), 12 são membros da direção do sindicato e 18 da base (UFRN e UFERSA).

Na tarde do primeiro dia de Congresso (17/05) parte da delegação esteve no Ato convocado pelo FONASEFE, em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, contra o ‘Arcabouço Fiscal’. À noite aconteceu a Abertura do XXIV Confasubra.

A delegação também participou ativamente nos Grupos de Trabalho (GTs), discutindo o temário e construindo propostas que foram apresentadas e votadas na Plenária.

Importantes teses foram aprovadas na Plenária Final do XXIV CONFASUBRA:

1) Rejeição ao marco fiscal, também conhecido como ‘Arcabouço Fiscal’ (PLP 93/2023), que limita os gastos públicos em áreas sociais;

2) Aprovação de filiação a uma Central Sindical. Porém, o tema deverá ser debatido amplamente nas bases da federação com a possibilidade de voltar como pauta no próximo Congresso da FASUBRA.

3) Membros da direção e do conselho fiscal da Fasubra ficam impedidos de assumir cargos de direção, assessoramento em qualquer órgão de governos, incluindo as universidades e a Ebserh.

Fotos: