XV_Consintest_Dia2 (148)

O XV Consintest aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, durante o dia inteiro. No primeiro dia, na parte da manhã houve a discussão e aprovação do regimento do congresso, também foi discutida a atual conjuntura política nas instâncias internacional, nacional e estadual. Na parte da tarde aconteceram palestras de formação e o dia finalizou com a formação dos Grupos de Trabalho.

Já o segundo dia do Congresso se iniciou com a Plenária Geral que discutiu e votou as propostas aprovadas nos Grupos de Trabalho, onde os congressistas votaram e aprovaram matérias importantes para o andamento da luta sindical.

Reforma no Estatuto

Foram aprovadas a criação da Coordenação Mulher Trabalhadora, a transformação da Coordenação de Políticas Sociais que passa a se chamar Coordenação de Políticas Sociais, Raças, Gêneros e Etnias, além da criação da seção sindical de Mossoró por 57 a 33 votos, com 1 abstenção. Foi aprovado também, por ampla maioria, a criação da 3ª coordenação geral.

Plenária Geral

Dentre as propostas analisadas, debatidas e votadas pela plenária, destacamos a proposta de mudança no sistema eleitoral do SINTEST/RN, que pretendia instituir a eleição com proporcionalidade de votos. Ela foi rejeitada, de forma que continua valendo a eleição nos moldes atuais.

Sobre as vagas para as Plenárias da Fasubra que o SINTEST tem direito, foi apresentada uma proposta que destina (1) uma dessas vagas às delegacias sindicais. A mesma foi aprovada e as delegacias farão um rodízio entre si, de forma que o interior tenha representatividade em cada plenária da federação.

Eleição do Conselho fiscal

Duas chapas concorreram ao pleito. A chapa 1, composta por Rubens, Zacarias, Sônia, Firmino, Azul e Arethê foi eleita com 61 votos. Enquanto que a chapa 2, composta por Chagas, Elba, Marcos Alcântara, Paulo Dantas, Aurélio e Ana, recebeu 13 votos.

Prestação de contas

Por conta da hora avançada, não houve a prestação de contas do sindicato, ficando esta para ser realizada na primeira assembleia que acontecer após o Consintest.

Galeria de Fotos:

Primeiro dia