Já na reabertura da Mesa de Negociação Permanente a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, INTERROMPEU a proposta de Bolsonaro de levar a previdência de todos os servidores para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e instalou um grupo de trabalho interministerial para rediscutir a definição sobre o órgão ou entidade gestora do regime único de previdência social dos servidores públicos federais.
Atualmente as/os servidores públicos federais possuem suas aposentadorias e pensões regidas por cada órgão ou departamento de recursos humanos aos quais são vinculados.
O INSS enfrenta dificuldades operacionais e poderia deixar os servidores públicos federais mais vulneráveis a novas investidas para reduzir os benefícios da aposentadoria e pensões. Outro ponto prejudicial dessa intenção é que provavelmente teríamos mais demora nas análises dos benefícios.
O Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) informou que continuará cobrando a posição do novo governo sobre o tema!