Na manhã desta terça-feira, 8 de março, data em que ‘comemora-se’ o Dia Internacional da Mulher, a pasta da mulher trabalhadora do Sintest/RN, através de Tházia Maia, realizou o V Seminário alusivo ao 8M – Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Tházia abriu o Seminário fazendo um resgate histórico sobre a criação do GT Mulher do Sintest, em 2015, que culminou na criação da pasta da mulher trabalhadora, da qual ela hoje faz parte como coordenadora.

O evento contou com a participação de Claudia Gazola, arquiteta, educadora popular e fundadora do Coletivo Leila Diniz, que atua na formação política com grupos de mulheres, adolescentes e jovens nas áreas de gênero, meio ambiente, direito à cidade e controle social de políticas públicas.

Além da palestra de Claudia que fez um excelente panorama por temas que pautam a luta das mulheres, como a Lei Maria da Penha, feminicídio, a diminuição de políticas públicas, jornadas de trabalho e tantos outros temas, o evento contou com uma palestra da Dra. Fernanda Saraiva, servidora do DAS/UFRN, que falou sobre cuidados com a saúde e fez a demonstração do autoexame da mama.

Por conta da pandemia e da questão da biossegurança, a atividade aconteceu com o número de vagas limitadas e obedecendo o distanciamento social, mas conseguiu reunir cerca de 30 participantes, entre homens e mulheres.

Tházia Maia comemorou o sucesso do Seminário, mesmo em tempos difíceis de reunir pessoas presencialmente e fez questão de agradecer aos parceiros do evento, essenciais para a realização do mesmo, como a SICOOB, Michelle Tour, CAURN, AFURN e Di Maria Crocheteria.

À tarde, o SintestRN esteve presente no ato “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais” que aconteceu no bairro do Alecrim, com caminhada pelas principais ruas da cidade e com participação efetiva das mulheres e homens que apoiam as bandeiras de luta feministas.

Fotos: