O mês de janeiro e a chegada de um novo ano representam a renovação das esperanças, o resgate dos sonhos que não conseguimos realizar no ano que passou e o planejamento de novos projetos de vida. É aquela época em que costumamos fazer um balanço geral em nossas vidas. Pensando nisso, psicólogos brasileiros criaram a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de alertar as pessoas a cuidarem da saúde mental.
Neste ano de 2022, o Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Progesp, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Instituto do Envelhecer (IEN) estão promovendo a sétima edição da campanha alusiva ao Janeiro Branco, voltada para promover a saúde mental e emocional.
As inscrições para o evento de extensão já estão abertas e os interessados em participar da ação, que faz parte da campanha Quem cuida da mente cuida da vida, podem inscrever-se por meio do Sigaa para receber certificado de participação. Há ainda a possibilidade de participar das ações sem fazer a inscrição, acessando os vídeos disponibilizados na campanha no Instagram do projeto.
Os vídeos irão abranger temas como saúde mental no trabalho, do idoso e na maternidade. Além de posts e vídeos sobre a temática, serão divulgados depoimentos de profissionais de diversas áreas sobre o que fazem para manter a saúde mental. Todo o material será publicado entre os dias 15 e 31 de janeiro.
Para receber o certificado, os participantes precisam enviar um pequeno texto de, no máximo, uma lauda, comentando sobre o evento. A proposta é que assistam aos vídeos, leiam os depoimentos e possam escrever sobre o que foi importante para promoção da saúde mental a partir dos temas propostos. O envio deverá ser realizado no até o dia 3 de março e o formato será divulgado após inscrição. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: janeirobranconaufrn@gmail.com.
Veja a programação
15/01 – Vídeo da campanha
17/01 – Saúde Mental dos Recém Nascidos – Carolina Lucena Medeiros
18/01 – Saúde Mental e Maternidade – Patricia Karla de Souza e Silva (e outras mães)
19/01 – Saúde Mental e adoção – Ana Andrea Maux
20/01 – Saúde Mental do Idoso – Kenio Costa de Lima
21/01 – Autocuidado e saúde mental – Priscila Bezerril
22/01 – O que faço para manter minha saúde mental – Edeilson Matias/Ana Claudia Albano
24/01 – Saúde do Trabalhador – Shirley Magnólia B.C. de Oliveira
25/01 – Criatividade e Saúde Mental – Daiane Golbert
26/01 – A arte de cuidar da mente – Mariane Araújo Dantas
27/01 – O que faço para manter minha saúde mental – Francisco Junior/Clarice Leão
28/01 – O que faço para manter minha saúde mental – Maria do Livramento/Ivone Braga (texto)
29/01 – Processos Neuropsicológicos – Cognição Social; Funções executivas e TEA e Protocolo interventivo – estimulação precoce com foco no comportamento intencional – Amanda Ashiley/Fernanda Caldas/Isabelly Oliveira/Karolaine Oliveira/Samantha Maranhão/Ediana Gomes
31/01- Saúde mental e ruralidade – Fernanda Fernandes Gurgel
O SINTEST/RN também já debateu sobre esse tema, em seu programa de TV Diálogo Plural. O bate papo foi com a psicóloga da MEJC Monique Pimentel e com Marileide Batista, que na época era coordenadora do Sintest. Vamos rever este importante programa?