A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), realiza chamada pública com recebimento de sugestões para o Programa de Gestão de Trabalho (PGT). O período para  envio de contribuições na construção do PGT inicia a partir desta terça-feira, 12, até o dia 2 de maio, por meio deste formulário.

A Progesp realizou na manhã desta terça-feira, 12, um Fórum de Servidores, no Auditório da reitoria, para apresentar a minuta do Plano pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, e pelo pró-reitor adjunto, Joade Cortez Gomes. Após a apresentação, houve espaço para que os servidores fizessem algumas perguntas e tirassem dúvidas.

O Programa de Gestão de Trabalho tem por finalidade disciplinar a execução das atividades da força de trabalho da Universidade, buscando a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços ao usuário. A minuta do documento está disponível na página da Progesp e traz a possibilidade de duas modalidades de trabalho na UFRN, o presencial e o teletrabalho (com execução integral ou parcial, este último com jornada de trabalho híbrida).

O trabalho dos servidores será acompanhado por meio de entregas no âmbito de projetos e processos de trabalho. A implementação do Programa de Gestão de Trabalho dependerá do cadastro dos seguintes planos: Plano Estratégico da Unidade de Administração; Plano Gerencial da Unidade de Localização; e Plano Individual de Trabalho.

Para Miriam Dantas, “Claro que surgem dúvidas sobre como acompanhar, avaliar, como ele será aplicado. É um momento muito importante para todos participarem e darem a contribuição na construção desse novo modelo de gestão na UFRN”, ressalta. Joade aponta que essa etapa é de construção do modelo, onde os gestores e servidores terão a possibilidade de enxergar como essa proposta pode ser aplicada nas unidades. “Isso vai nos trazer as respostas no sentido de aplicabilidade do Plano”, complementa.

O coordenador do SintestRN, Viktor Gruska, que participa do grupo de trabalho encarregado da elaboração do Programa de Gestão, destacou a necessidade dos servidores conhecerem o documento para de forma consciente construir o seu plano de trabalho. O documento irá nortear a gestão de pessoas no âmbito da UFRN, particularmente a forma de atuação do servidor, seja presencial ou remota, “a partir de planos de trabalho que serão construídos de forma conjunta e consensual entre o servidor, chefia imediata”, destacou Vitor Gruska. O entendimento entre as partes levará em considerações algumas particularidades como função, atribuições, carga horária e funcionamento da unidade de lotação.

Na construção do PGT, foi criado um grupo de trabalho na Progesp que vem trabalhando desde 2019, com a participação de entidades representativas dos servidores, como sindicatos e associações, com base em instruções normativas sobre trabalho publicadas pelo Ministério da Educação. Mais informações sobre o Plano podem ser obtidas na página da Progesp.

Fonte: Portal da UFRN