A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, participa neste sábado, 9, do programa Diálogo Plural a ser exibido às 9h45, na emissora SimTV, para discutir acerca da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Também participa do debate a dirigente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (SINTEST/RN), Vânia Machado.

Segundo informações do Sindicato, esta edição do programa visa esclarecer à população e aos servidores da área da saúde quanto aos objetivos, a forma de contratação e o funcionamento da EBSERH.

Criada através de decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2011, a função da EBSERH é atuar nos Hospitais Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior, administrando seus recursos humanos e financeiros.

De acordo com essa lei, a EBSERH visa melhorar os serviços prestados nos Hospitais Universitários, continuando a atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das mudanças realizadas com a implantação é a contratação de funcionários em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) através de concurso simplificado.

O programa Diálogo Plural é produzido pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior e exibido semanalmente, propondo debates a respeito de assuntos atuais e relevantes para a sociedade, com temas sobre política, cultura e economia.

HUOL

Para discutir sobre a EBSERH, as terceirizações e as privatizações no setor hospitalar, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) promove na sexta-feira, 8, às 8h no Auditório Mariano Coelho, localizado no quarto subsolo do HUOL, o encontro Impacto das Terceirizações e Privatizações no Cotidiano do Trabalho nos Hospitais Universitários.

As professoras da Universidade Federal do Maranhão Marly de Jesus Sá Dias e Silse Teixeira de Freitas Lemos são convidadas para discutir sobre o assunto. O evento que é promovido pela equipe de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFRN. A entrada é franca.

Fonte: AGECOM