Mais uma vez os técnico-administrativos das universidades do RN mostraram porque têm fama de categoria combativa e de vanguarda dentro do movimento dos servidores públicos federais (SPFs). No dia de paralisação proposto pelo Fórum Nacional de Entidades, UFRN e Ufersa realizaram atividades em suas bases e aprovaram importantes encaminhamentos.
Atividade de rua na UFRN marca dia de paralisação
Com a finalidade de dar o máximo de visibilidade ao dia, a direção do SINTEST/RN encaminhou a realização de assembleia/ato no anel viário do Campus. O principal portão de acesso de veículos e ônibus coletivos (no bairro de Mirassol) foi fechado durante a manhã, onde ocorreu a atividade com apoio logístico de tendas e cadeiras. Durante a assembleia foram repassadas várias informações, tanto por parte da direção como da base, que trataram desde o XXI Confasubra até informes específicos para aposentados. Além disso, ficou aprovada a data da próxima assembleia (dia 09 de maio na reitoria) e a realização de ato conjunto no dia 03 de maio, em comemoração ao dia do trabalhador.
Vários setores da comunidade acadêmica estiveram representados no ato. Pelos estudantes, representações do Fórum Independente e da Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel); pelo segmento docente, os professores Robério Paulino e Gabriel Vitullo expressaram apoio individual ao movimento. Vale destacar também o grande número de veículos de imprensa (mídia impressa e de TV) que cobriram a atividade fazendo chegar à sociedade os motivos do dia de paralisação.
Na Ufersa, atividade aconteceu no Centro de Convivência
Encaminhada pela coordenação da Seção Sindical de Mossoró, com o apoio de dois diretores do SINTEST/RN (Edson Lima e Talvanes), a atividade da Ufersa aconteceu em forma de assembleia da categoria. Igualmente à dinâmica da UFRN, foram repassados informes nacionais (XXI Confasubra), locais e aprovados as próximas atividades de mobilização da categoria.
O que ficou aprovado
As deliberações que seguem abaixo foram aprovadas, por unanimidade, por ambas bases do RN (UFRN e Ufersa):
- Aprovado o dia de paralisação proposto para o dia 25/04 (esta quarta);
- Referendado e aprovado o calendário de mobilizações proposto pela Fasubra durante o XXI Confasubra ( 09 e 10 de maio – Paralisação nacional das Universidades; 17 de maio – Caravana à Brasília; 30 de maio – Fim do prazo de Negociação com o Governo);
Caso a data final de negociação estabelecida pelos técnicos chegue sem os resultados concretos esperados pela categoria, é bem provável a deflagração de uma nova greve em 2012.
Lembrando…
Eixo de Luta Comum aos SPFs:
- Política Salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.
- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores.
- Implementação de negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito.
- Exclusão de dispositivos antidemocráticos da LDO/LOA, como o artigo 78 da LDO/2011, que visam obstruir a negociação com os servidores públicos sobre os seus direitos.
- Retirada de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), Projetos de Lei (PL), Medidas Provisórias (MP) e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PL 549/09 –congelamento dos salários por dez anos, PL 248/98 – demissão dos servidores públicos por “insuficiência de desempenho”, PL 92/07 – cria a fundação estatal de direito privado, PL 1992/07 – transfere a aposentadoria dos servidores públicos para os fundos de pensão, PEC 369 – restringe o direito à organização dos trabalhadores e o direito de greve, entre outros).
- Cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos.
- Paridade entre Ativos, Aposentados e Pensionistas.
- Definição de data-base (1º de Maio).
Eixo de Luta específico dos técnicos das universidades:
- Elevação do piso;
- Aumento do auxílio-alimentação;
- Racionalização;
- Reposicionamento dos Aposentados;
- Anexo IV.