IMG_1104

Com a decisão tomada na assembleia dessa quarta-feira, 22, a greve continua. O próximo passo é informa decisão à FASUBRA

Por Passos Júnior

No que depender da Universidade Federal Rural do Semi-Árido a greve nas universidades brasileira vai continuar. Em assembleia realizada hoje, 22 de setembro, os servidores técnico-administrativos decidiram não fechar acordo com o governo. O Comando Nacional de Greve, por meio da FASUBRA, colocou para os sindicatos filiados apreciar três alternativas: 1ª Seguir com a greve e tentar melhorar as propostas de âmbito geral; 2ª Recuar com a greve e não assinar a proposta por ter sido rebaixada e, a 3ª alternativa Recuar com a greve e não assinar a proposta do governo. Por uma grande maioria, ou seja, 110 votos, os técnicos da Ufersa optaram em continuar com a greve. A votação teve ainda 08 votos contra e 04 abstenções.

A assembleia lotou o auditório da Pró-Reitoria de extensão com ampla participação. A maioria com palavras de ordens e denuncias contra o atual governo que tem tratado com descaso a educação superior, com cortes no orçamento das universidades e descaso com os servidores públicos federais. A categoria entende que o momento é de reforçar o movimento e pressionar o governo. A greve dos servidores completou 120 dias.

Os servidores reconhecem a exaustão que passa o movimento, mas entendem que recuar nesse momento é fracassar diante das pressões do governo, que trata a mobilização nacional com descaso. Inclusive, recuando com propostas já apresentadas. “Não temos nenhum motivo para recuar, continuaremos com a nossa coerência das assembleias anteriores e não iremos ceder às pressões”, disse Francimar Honorato, coordenador do SINTEST-RN, Seção sindical de Mossoró.

Ele lembrou que até o presente momento, não houve nenhum pronunciamento sobre os cortes nas universidades, muito menos sobre o “pacote da Maldade” anunciado há quinze dias. “A situação só piora”, afirmou retificando que a greve dos técnicos da Ufersa continua e que venha a judicializacão. Na próxima semana, em data a ser confirmada, a categoria tem nova assembleia para apreciar a decisão nacional. Só aí, a UFERSA acatará decisão com base no posicionamento nacional. O local é para continuar as pressões em defesa da educação superior no Brasil.

CONSUNI – Durante a assembleia, o comando local de greve convocou todos os servidores para se fizerem presentes nesta quarta-feira, 23, a partir das 14h, na Assembleia Geral do CONSUNI, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria. É que serão apreciados dois projetos importantes: um relativo ao percentual de 30% das vagas para servidores nos cursos de pós-graduação da UFERSA e a aprovação do Regimento que cria a Assessoria de Comunicação da instituição. Os dois pontos são da pauta interna da greve apresentada pelo SINTEST-RN à reitoria da UFERSA.​