ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe estão convocando uma Greve Nacional de 48 horas para os dias 2 e 3 de outubro. A mobilização é uma resposta aos ataques do governo Bolsonaro à educação pública no país e ganhou o apoio das centrais sindicais, UNE e ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos).

Desde já, a orientação é a realização de assembleias em todo o país para a construção desta greve nacional.

O SINTEST/RN convoca toda a categoria para Assembleia Geral na próxima segunda-feira (30/09), a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, para debater a seguinte pauta: Informes; Avaliação da conjuntura; Greve de 02 e 03 de outubro; Escolha de delegados para Plenária da FASUBRA; Consulta sobre orientações da FASUBRA e Encaminhamentos.

A proposta das organizações é que nas primeiras 24h da greve sejam realizadas atividades nas universidades e instituições de ensino, inclusive abrindo as portas das escolas para a sociedade. No segundo dia (3), a realização de manifestações em todo o país.

Adriana Stella, da Fasubra, ressalta a necessidade de realizar uma forte luta nacional da educação e unificar com outras categorias.

“A greve dos trabalhadores dos Correios demonstra que é preciso e possível enfrentar os ataques do governo Bolsonaro. A forte atuação do setor da Educação nos diversos atos que aconteceram no país este ano também são determinantes.  É preciso construir nas bases um forte processo de organização da greve e devemos nos apoiar na disposição de luta demonstrada nas mobilizações da Educação, com destaque para a mobilização na Universidade Federal de Santa Catarina que já dura há quase dez dias”, disse Adriana.  “O momento pede a unificação das lutas”.

Informações: CSP-Conlutas