Aconteceu nesta quarta-feira, 01/02, uma reunião ampliada entre a direção do Sintest/RN e a Progesp/UFRN com a participação de servidores RJU lotados nos hospitais universitários.

A reunião foi solicitada pelo Sintest devido especulações sobre a retirada da flexibilização e constantes ameaças sofridas por parte dos gestores EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) aos servidores que atuam nos HU’s.

Bastante apreensivos acerca da questão, muitos servidores compareceram à reunião, momento de suma importância para que fossem ouvidos.

É fato que desde que a EBSERH passou a gerir os três hospitais da UFRN, diversos problemas vêm ocorrendo, ocasionando adoecimentos e afastamento de servidores devido ao péssimo ambiente de trabalho que se tornaram os hospitais, mas engana-se quem pensa que este é um problema isolado da UFRN, pois como lembrou a coordenadora do Sintest e servidora do hospital Ana Bezerra, Marisa Pereira, esses relatos se repetem em outros hospitais Brasil afora.

Além da ameaça de perderem a flexibilização, os coordenadores do Sintest, Celita Pessoa e Wellington Gonçalves, trouxeram outras questões como a proibição de jornadas de 12 horas e o impedimento de servidores do HUOL fazerem APH na MEJC.

Em todas as falas ficou claro que os servidores concursados sofrem assédio, são perseguidos e sentem-se abandonados pela UFRN, deixados à mercê da gestão EBSERH. “O que nós queremos é paz no nosso ambiente de trabalho”, disse Lucas, Coordenador do Sintest, que após sua fala foi bastante aplaudido pelos colegas presente. Ele criticou a atuação dos gestores da EBSERH e ressaltou que a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais caiu após a empresa assumir a gestão dos HU’s, dado que foi mencionado em outra falas já que a EBSERH tem muitos cargos de gestão enquanto a assistência fica prejudicada.

Áurea Nascimento, também coordenadora do Sintest, lembrou da importância dos servidores responderem à pesquisa de clima e participarem de atividades propostas pelo DAS no sentido de expor os problemas vivenciados no ambiente de trabalho.

Jane Calafange, ex-coordenadora do Sintest, lembrou que a flexibilização nos HU’s foi uma conquista no Consad, inclusive, com o apoio da própria Progesp e sugeriu a criação de um grupo de trabalho ou comissão que possa se reunir periodicamente para discutir os problemas vividos nos HU’s.

Em outras falas o sentimento predominante é o de abandono por parte da UFRN, de desvalorização, de não ter voz e não ter uma pessoa a quem recorrer. Diante disso, muitos pediram que a Progesp envie um servidor da universidade para atuar nos RH dos hospitais e ouvi-los.

Edna Maria e Sandro Pimentel relembraram da luta que o Sintest e a Fasubra travaram para barrar a adesão dos hospitais à EBSERH, já prevendo inúmeros problemas que surgiriam com a existência de dois regimes de trabalho distintos dentro do mesmo ambiente laboral.

Após ouvir os relatos dos servidores, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas, informou que não tem conhecimento e não há nada concreto acerca da retirada da flexibilização nos hospitais. Enfatizou que para mexer nessa questão, o tema teria que ir para o Consad, mas até o momento não chegou à Progesp nenhum pedido dos gestores dos hospitais com tal solicitação. No entanto, Mirian disse ter recebido um ofício da CGU (Controladoria Geral da União) sobre a realização de uma auditoria nos hospitais sobre as escalas e as 30 horas, mas disse que vai esperar para entender qual o objetivo dessa auditoria e finalizou dizendo que existe um problema muito grande de comunicação dentro dos hospitais.

Encaminhamentos

Mirian se comprometeu em convocar uma reunião com os gestores dos hospitais; acatou a sugestão de criação de um grupo de trabalho comparticipação do Sintest, Progesp, DAS e servidores; vai analisar com atenção especial a pesquisa de clima da área da saúde, e que vai colocar um servidor no HUOL, especificamente no RH, para atender aos servidores RJU e sanar essa demanda. Por fim, deixou bem claro que a gestão dos hospitais não tem autonomia pra mexer na flexibilização já que é necessário que o tema seja discutido no Consad.

Aparecida Dantas, Coordenadora Geral do Sintest, agradeceu a participação dos servidores nessa reunião e pediu que se aproximem mais do sindicato, levando as reivindicações para que momentos como esse aconteçam com mais frequência. No mesmo sentido, Pedro Neto, Coordenador de administração do Sintest, pediu que a categoria some forças para encampar as lutas vindouras, especialmente pela recomposição salarial dos servidores públicos.

Fotos: