Todo ano, antes da apreciação do orçamento anual da UFRN, tem sido prática da Pró-reitoria de Planejamento da UFRN (Proplan) convocar os representantes do Conselho de Administração (Consad) e das entidades representativas da comunidade acadêmica, para uma discussão prévia.

Semana passada essa reunião aconteceu sem a presença dos representantes técnicos, tanto dos conselheiros como do SINTEST/RN, em virtude de todos estarem participando do XXI Confasubra, em Poços de Caldas – MG.

Por isso, na manhã dessa quinta-feira (19) a reunião aconteceu exclusivamente com a representação dos técnicos. Estavam presentes, pelo SINTEST/RN, os diretores Vânia Machado (geral), Marcos Aurélio Marques (finanças) e Sandro Pimentel (formação); pelo Consad, como conselheiros, o servidor de base Heronídes Filho, João Maria dos Santos e Jane Suely Calafange, sendo estes dois últimos também dirigentes do SINTEST/RN; pela administração central representantes da Proplan e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Discussão se deu por comparativos entre 2011 e 2012

A forma escolhida pela Proplan de apresentação do orçamento planejado para 2012 foi através de um comparativo com o do ano anterior (o programado, e não o executado). Em média, o aumento de recursos da matriz de um ano para o outro ficou na casa dos 12%. No ano passado o orçamento anual ficou em torno de 48 milhões e este ano passou para cerca de 55 milhões.

Segundo o pró-reitor João Emanuel Evangelista, em geral as alterações existentes são de três ordens: orçamentos que foram insuficientes no ano passado terão incrementos este ano; orçamentos não utilizados por completo ou se manterão ou terão reduções proporcionais; e por último o surgimento de novos orçamentos pelo aparecimento de novos projetos.

Orçamento (previsto) destinado diretamente aos servidores

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas esclareceu durante o encontro todas as dúvidas referentes aos investimentos previstos especificamente para os servidores. Segundo ela há ganhos significativos em 2012. A novidade é o projeto voltado para Qualidade de Vida que terá, inicialmente, 118 mil em recursos. Na área da capacitação outro ganho: o orçamento de 700 mil reais será voltado apenas para o que for gasto de fato com capacitação. Para entender melhor: antes não era possível fazer a identificação de gastos com a capacitação em si e com os gastos de material de expedientes, por exemplo, já que tudo era contabilizado como orçamento do antigo DDRH, hoje DDP (Divisão de Desenvolvimento de Pessoas). O orçamento voltado para ações de saúde do servidor (exames periódicos, por exemplo) também terá um incremento de 12%, além de investimentos em qualificação (pós-gradução (stricto sensu) com o montante de 400 mil reais e graduação de 300 mil reais).

É importante destacar que todos os números apresentados aqui são apenas previsões, sujeitos às discussões que ainda serão levados ao Consad.

Questionamentos e sugestões do SINTEST/RN

Durante a reunião, o SINTEST/RN levantou várias dúvidas, assim como sugeriu soluções para redução de gastos. Uma delas foi a realização de uma campanha educativa sobre consumo de energia consciente em todo o Campus, à exemplo do que já ocorreu na UFRN na época do apagão. Outra solicitação da entidade foi a destinação de recursos neste orçamento para a criação de uma unidade de saúde móvel, considerando que hoje a UFRN tem uma comunidade de mais de 40 mil pessoas entre estudantes, professores e técnicos. A intenção é que se tenha acessível os serviços de atendimento primário caso haja qualquer intercorrência. Hoje, é a própria vigilância da universidade quem muitas vezes faz o transporte no caso de necessidades de saúde. Além disso, não podemos perder de vista, casos como o do professor que recentemente passou mal em sala de aula, infelizmente vindo a falecer.

Entre os questionamentos  feitos destacamos o relacionado ao orçamento da Cientec. Nas tabelas consta um orçamento de 600 mil reais que não deixa claro se é descontando as entradas da feira, como os apoios e o que é ganho com aluguéis de estandes, por exemplo.

Uma nova reunião ficou marcada para próxima semana, no dia 26/04 (quinta-feira), às 9h, para dar continuidade com os retornos da reunião.

Comente pelo Facebook