Acontecem hoje, em todo o país, atividades de mobilização dos técnico-administrativos das universidades conforme deliberado pela categoria na última plenária da Fasubra Sindical. O dia nacional de luta é uma das primeiras ações preparatórias para a greve que terá início no dia 17 de março.

Na UFRN, o local escolhido para o protesto foi a frente do Hopsital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com foco na pauta que pede a revogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitares (EBSERH). Após conversa com a população do lado de fora, a mobilização continuou na parte de dentro do hospital, através da distribuição de panfletos. O ato contou com importantes presenças, com o presidente do conselho estadual de saúde, Canindé Santos, os representantes do Sinai e do Sindbancários, Santino Arruda e Marcos Tinoco, respectivamente, além do técnico-administrativo e ex-dirigente do SINTEST/RN, o vereador Sandro Pimentel.

Por que GREVE?

Em virtude do não cumprimento por parte do Governo Federal do acordo de greve de 2012, ou seja, por não encaminhar os pontos que ficaram pendentes para serem discutidos e encaminhados através dos grupos de trabalho (GT­s), previstos naquele acordo foi que a última Plenária Nacional da FASUBRA realizada nos dias 08 e 09/02/14, em Brasília – DF e as assembleias de base do SINTEST/RN, deflagrou a greve nacional dos Técnico-Administrativos das Universidades Federais, a partir de 17 de março do corrente ano.

Os pontos da pauta específica tratam de:

• Aprimoramento da carreira com piso e step;
  • Ascensão funcional;
  • Turnos contínuos com jornada de 30h sem redução salarial para manter as universidades abertas nos três turnos;
  • Ccumprimento integral do acordo da greve de 2012;
  • Revogação das orientações normativas sobre a insalubridade com contagem do tempo especial;
  • Isonomia e valorização dos benefícios entre os três poderes;
  • Rrevogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/EBSERH – com concurso público pelo Regime Jurídico Único (pela aprovação da ADIN) e;
  • Não a perseguição e criminalização da luta, com democratização já.

Para fazer valer nossas reivindicações acima, é preciso muita determinação e luta na participação de toda programação na greve, com um comando local organizado, participação nas mobilizações, bem como, nas assembleias e reuniões de organização da greve nacional dos técnico-administrativos das Universidades Federais, que começará no dia 17 de março deste ano.  Participe e lute conosco!

{AG}Dia-Nacional-de-Luta{/AG}

Deixe aqui seu recado