No final da tarde da última quinta-feira (27/06), Fasubra, Sinasefe e Andes assinaram o Termo de Acordo de Greve junto ao governo federal, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Fasubra, Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, assinou o Acordo de Greve respeitando as deliberações da maioria das assembleias de base e integrantes do Comando Nacional de Greve.

Na sexta-feira (28/06) o SINTEST-RN e o Comando Local de Greve convocaram Assembleia Geral para esta segunda-feira (01/07) para deliberar pela saída de greve dos servidores técnico-administrativos da UFRN e retorno ao trabalho.

Após a mesa apresentar o documento assinado pelas três entidades legítimas que representam os servidores públicos da educação federal junto ao governo, foram abertas as inscrições para que os colegas pudessem fazer suas avaliações e apontamentos.

Várias falas parabenizaram os Comandos de Greve, tanto em Natal como no interior do RN, a exemplo de Santa Cruz, Santo Antônio, Caicó, Currais Novos e Mossoró. Muitas falas parabenizaram a categoria por aderir ao movimento, em especial os servidores mais jovens que acreditaram na força da luta coletiva, fazendo com que esta greve tenha sido umas das mais fortes até então. No entanto, frisou-se a necessidade de dar continuidade à luta em defesa da educação pública, fiscalizando e cobrando os governos, afinal ainda há uma pauta interna de reivindicações para negociar junto à reitoria da UFRN.

Em regime de votação, a categoria deliberou pelo término da greve e retorno ao trabalho nesta terça-feira, 02/07, que será comunicado através de ofício, ainda nesta segunda-feira, ao reitor Daniel Diniz. A categoria também elegeu uma comissão composta por sete pessoas, sendo 3 da direção do SINTEST-RN e 4 da base, que irão representar a categoria junto à reitoria na pauta interna de reivindicações e na conciliação de demandas surgidas durante a greve. Fazem parte da comissão, Viktor Gruska, Aparecida Dantas, Wellington Soares, Sandro Pimentel, Bruno Moura, Tiago Lincka e Edna Silva. na suplência estão Adauto Sabino, Lucas Queiroz, Pedro Neto, Celita Pessoa, Iano Silva, Izelma Paiva e Edson Lima.

Fotos: