Por Danielle Castro e Viktor Gruska

Reunidos em Assembleia Geral de Greve na manhã desta quarta-feira, 22/05, os servidores técnico-administrativos da UFRN decidiram rejeitar a proposta do governo, continuar a greve e radicalizar o movimento.

A assembleia geral do SINTEST-RN, realizada em formato híbrido, reuniu 524 servidores para analisar e discutir a proposta apresentada pelo governo na reunião realizada nesta terça, 21/01, em Brasília.

Repetindo o que apresentou aos docentes de Universidades e Institutos Federais, em 15/05, na reunião de ontem com os TAEs, o governo não propôs percentual algum de correção para 2024. Em relação à primeira proposta, apresentada em 19/04, foi mantida a oferta de 9% para 2025 e para 2026 o percentual subiu de 3,5% para 5%.

Nacionalmente a notícia reverberou entre a categoria que enxerga a postura do governo Lula/Alckmin como desrespeitosa, deixando claro que a educação não é prioridade.

Todos os colegas que se inscreveram para avaliar a atual conjuntura foram enfáticos de não aceitar as migalhas propostas pelo governo e defenderam o endurecimento do movimento grevista. Assim, no momento de votação, com apenas 1 votos contra, a greve continua e o CLG vai se articular para realizar atividades radicalizadas.

Por fim a mesa apresentou as propostas de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) da FASUBRA e tirou dúvidas da plenária. Uma assembleia específica foi convocada para analisar e deliberar sobre que caminhos e modelos de RSC tomar. A assembleia acontecerá no dia 27 de maio, a partir das 9 horas, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

O RSC é um direito previsto para a carreira do Magistério Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com base no art. 18 da lei 12.772/2012, que permite a percepção de Retribuição de Titulação equivalente à Especialização, Mestrado e Doutorado, sem o referido título.

Leia a NOTA DO COMANDO LOCAL DE GREVE SOBRE A PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO.

Fotos: