9

Pela primeira vez o sindicato leva um coordenador geral da FASUBRA para visitar  os campi

Por Delegacia Sindical

A coordenação da delegacia sindical do SINTEST/RN na Ufersa iniciou o mês de agosto com muito trabalho. O Projeto “SINTEST/RN no Campus” levou o coordenador geral da Fasubra Sindical, Gibran Jordão, para um diálogo com os técnico-administrativos da UFERSA sobre a redução da jornada de trabalho. Na segunda-feira, 01, visitamos Caraúbas e Pau dos Ferros e no dia seguinte fomos ao campus de Angicos para dar continuidade a nossa luta pela redução.

O diálogo com os técnicos de Caraúbas foi bastante produtivo e esclarecedor. Com a discussão sobre o turno contínuo, vários questionamentos foram tratados,  como por exemplo, nos setores em que há apenas dois servidores, como seria aplicada as 30h. Para Ana Paula, servidora da campus, é preciso que seja feito um redimensionamento de técnicos “Nossa maior dificuldade é a falta de um estudo que analise os setores que dariam certo a redução da jornada de trabalho. É preciso que haja um redimensionamento de servidores”.

Outro momento de bastante discussão se deu quanto a psicóloga e servidora Mayara Wenice se posicionou de forma favorável à implementação do turno contínuo em virtude dos alunos, professores e servidores do turno noturno que acabam ficando desassistidos dos atendimentos psicológico, pedagógico e de assistência social e dos programas de bolsas e auxílios para estudantes. “Os alunos que estudam à noite são os mais prejudicados porque o setor está fechado e eles não conseguem dar entrada para participar dos programas de bolsa e auxílio, muitas vezes eles não chegam nem a solicitar.”

Em Pau dos Ferros e Angicos os técnicos estiveram atentos aos benefícios que a redução da Jornada de Trabalho trariam, o momento foi de muita troca de experiência entre os setores e, devido a presença de Gibran, pode-se ter conhecimento acerca do que acontece em outras universidades e as possíveis soluções para esses problemas.

Gibran Jordão ressaltou a importância da delegacia sindical do SINTEST/RN na Ufersa em realizar atividades como essas “essa iniciativa da delegacia sindical é muito importante porque nós estamos preparando e organizando os trabalhadores para duas lutas muito importante que é a luta pela redução da jornada de trabalho e a luta contra os projetos que estão no Congresso Nacional, então a delegacia sindical está de parabéns e a Fasubra está à disposição”

Coordenador da delegacia sindical, Allyson Leandro Bezerra Silva, compreende que essas visitas são necessárias para acompanhar de perto as demandas da categoria. “O projeto SINTEST/RN no Campus faz parte da política da diretoria. Todos os meses nós iremos visitar os campi para levar atendimento jurídico, palestras e reuniões. O SINTEST/RN entende que é um direito dos servidores terem o sindicato nas suas bases e nós estaremos todos os meses lutando junto contra o governo que constantemente atacada a nós servidores”.