“Democracia, um sonho distante. A história de luta da ESAM contra o golpe de 1991” foi exibido no Auditório Amâncio Ramalho para toda comunidade

Revisitar o passado pode até ser um pouco nostálgico, mas é com ele que devemos aprender a lidar com o futuro, por isso na tarde da última terça-feira (24) a Coordenação do SINTEST/UFERSA exibiu o documentário que trata do que ficou conhecido como “O golpe na ESAM”. O documentário “Democracia, um sonho distante. A história de luta da ESAM contra o golpe de 1991” conta como se deu a eleição para direção da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em 1991, quando o Conselho Técnico Administrativo (CTA) mudou o regimento e desconsiderou a chapa “Alternativa” que havia sido eleita democraticamente para eleger o candidato da oposição derrotado nas urnas.

A exibição contou com algumas das personagens da época, como o Prof. José Torres Filho, candidato eleito na chapa Alternativa, que destacou a importância do movimento estudantil durante o golpe,

“nós ficamos 29 dias parados, perdemos salários e os alunos foram guerreiros, eles saíram gritando para que o interventor renunciasse para que a gente retomasse a democracia. Tivemos momentos dificílimos com a polícia federal, militar, alunos trancando matrículas, foi um movimento com uma intensidade que eu acho que dificilmente a gente vai ver novamente por aqui”, ressalta. Torres ainda falou sobre o momento crítico e o desmonte da educação em que as universidades estão vivenciando com o governo Bolsonaro. “Eu espero que não tenhamos de viver novamente uma eleição desconsiderada na universidade e que a gente tenha que retomar toda essa problemática que vivemos em 1991”.

Além do professor Torres, estiveram presentes António Roberto Brígido de Moura; Cesar José de Oliveira, liderança estudantil ; Josivan Barbosa; José Victor de Carvalho Júnior, vice-presidente eleito na chapa alternativa; Francisco das Chagas da Silva Espindola, componente da chapa alternativa; José Espinola Sobrinho, professor dentre outros.

O professor Josivan Barbosa destacou as intervenções que o governo vem fazendo nas universidades não respeitando os nomes que estiveram na lista tríplice. “Nós não podemos retroceder na democracia interna da instituição, voltando a não ter a paridade. Nesse sentido nos preocupa o silêncio da instituição em relação a isso, outro ponto é que não podemos admitir que o primeiro da lista não seja o indicado”.

A exibição contou com a parceria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Romana Barros que movimentou a classe estudantil para participar da sessão.

“Eu achei muito importante a exibição desse documentário porque serve como uma inspiração de luta, foi uma coisa que aconteceu em 1991, mas o futuro da UFERSA é muito parecido com que o que aconteceu na época. É um alerta para os estudantes e professores acordarem para o que pode vir acontecer, nós já estamos sofrendo com os cortes na educação que já estão prejudicando o funcionamento da universidade e também a eleição para reitor que acontece o próximo ano, para que a gente consiga fazer essa resistência. Que a luta da ESAM se torne a luta da UFERSA” destacou Paulo Cunha, diretor de políticas públicas do DCE.

O documentário está disponível no YouTube, clique aqui e confira.