Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte

O Ministério da Educação (MEC) nomeou o servidor público federal Josué de Oliveira Moreira como reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O servidor, no entanto, não concorreu às eleições para o cargo no fim do ano passado. A portaria nº 405, com nomeação do reitor temporário, foi publicada na edição de sexta-feira (17) do Diário Oficial da União com a assinatura do ministro da educação Abraham Weintraub.

As eleições do IFRN aconteceram em dezembro do ano passado. No dia 4, o professor José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. A posse aconteceria nesta segunda-feira (20). Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa – reitor da gestão passada – com 42,26%.

Diante desse cenário de autoritarismo, o SINTEST/UFERSA vem a público repudiar a ação do Ministério da Educação em não respeitar a democracia. Vale lembrar que a UFERSA, antiga ESAM, também já sofreu um golpe em 1991. O Coordenador de Comunicação, Francimar Honorato, ressalta a importância da comunidade ficar atenta a essa questão.

“Nós protestamos contra isso porque já vivemos algo semelhante há quase trinta anos atrás quando aconteceu o golpe na ESAM, quando o professor eleito democraticamente não tomou posse e que tomou foi um outro professor que nem participou do processo. Esse acontecimento no IFRN nos preocupa porque em breve também haverá eleições na UFERSA. Devemos estar atentos porque o que aconteceu no IFRN, pode acontecer novamente aqui na UFERSA”, destacou Francimar.

Com informações do G1/RN