IMG_2037

O ciclo de debate, aprovado pelos servidores técnico-administrativos, tem prosseguimento nesta segunda-feira em Angicos e, na quarta-feira em Caraúbas.

Mais um encontro entre os candidatos Francisco Odolberto, José de Arimatea e a candidata Ludimilla Oliveira, que disputam à reitoria da UFERSA, aconteceu com a realização da segunda edição do ciclo de debates. Desta vez, no Campus de Pau dos Ferros numa realização do SINTEST-RN/UFERSA, ADUFERSA e o DCE, propiciando a oportunidade para o confronto de ideias e de propostas para a gestão da universidade nos próximos quatro anos. “Todos os debates estão sendo realizados de forma democrática, seguindo, rigorosamente o que foi acordado com as três entidades promotoras do ciclo de debates, sem a ocorrência de nenhuma interferência externa”, afirmou o coordenador setorial geral do SINTEST/RN, Allyson Bezerra.

Em Pau dos Ferros, para acalmar os ânimos da plateia, o mediador Dr. Humberto Fernandes, indicado pelo DCE, teve que intervir algumas vezes solicitando silêncio para o andamento dos trabalhos. “O debate é um espaço que oportuniza a apresentação de ideias por meio de regras pré-estabelecidas, dependendo tanto dos candidatos quanto dos presentes”, reforçou o presidente da ADUFERSA, o professor Joaquim Pinheiro.

O ponto alto foi no segundo bloco, quando os candidatos fazem perguntas entre si, com os temas definidos através de sorteios. Pesquisa, com Arimatea perguntando a Odolberto; infraestrutura, com Ludimilla perguntando a Arimatea e, extensão, com Odolberto perguntando a Ludimilla. No quarto bloco, com a participação das três entidades representativas das três categorias que compõem a universidade, a ADUFERSA abordou a conjuntura nacional da educação superior. O DCE questionou os candidatos sobre a paridade e, o SINTEST/RN perguntou sobre gestão de pessoas, dando ênfase a mobilidade interna e ao assedio moral.

O quarto bloco, destinado à participação da plateia, os candidatos responderam a três perguntas sorteadas aleatoriamente, tendo sido abordados os temas mobilidade acadêmica no curso de Ciência e Tecnologia, transparência financeira e, política institucional. O primeiro bloco e o quinto foram destinados para a apresentação e o encerramento dos candidatos, respectivamente.

APROVAÇÃO – Os servidores que participaram do debate consideraram a iniciativa de extrema importância. “Um momento impar para que a comunidade acadêmica não apenas conheçam as propostas dos candidatos, mas também para que os reitoráveis possam ouvir as nossas reivindicações”, afirmou a pedagoga, Hortência Pessoa, que está há três anos na Ufersa.

O administrador Emerson Fábio, com apenas um mês de universidade, enalteceu o aspecto democrático do debate que possibilita a comunidade ouvir os reitoráveis. “Temos que pensar no futuro da universidade. Esse futuro passa por propostas claras e, que possam ser colocadas em prática de formas oportunas com gerenciamento e resultados que esperamos”, opinou.

O debate também recebeu a aprovação do técnico de laboratório de eletrotécnica, Cleydson Nascimento, servidor na instituição há 10 meses. “Muito bem organizado dando oportunidade para ouvirmos as propostas. Penso que irá contribuir, de forma importante, para que o/a melhor possa levar o nosso voto”, afirmou. O ciclo de debate terá mais duas edições. Nessa segunda-feira, dia 04, a partir das 15 horas, na UFERSA Angicos e, na quarta-feira, dia 06, a partir das 09 horas, na UFERSA Caraúbas.

AGENDA:

  • Debate: UFERSA Angicos – 04/04 – Segunda-feira, 15h;
  • Sabatina: UFERSA Mossoró – 05/04 – Terça-feira, Auditório da PROPPG, às 08h30, com a candidata Ludimilla Oliveira;
  • Debate: UFERSA Caraúbas – 06/04 – Quarta-feira, 09h;
  • Sabatina: UFERSA Mossoró – 07/04 – Quinta-feira, Auditório da PROPPG , às 08h30, com o candidato José de Arimatea.

Galeria de Fotos: