IMG_1799

A iniciativa foi aprovada em Assembleia Geral dos técnico-administrativos que decidiram também pela organização de debate com os reitoráveis em parceria com ADUFERSA e DCE.

Por Passos Jr

Os servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido terão a oportunidade de encontrar com os três candidatos à reitoria da universidade. A proposição, aprovada durante Assembleia Geral na quinta-feira (17), partiu da coordenação regional do SINTEST-RN/UFERSA em conjunto com os servidores sindicalizados presentes. Na ocasião, ficou decidido mediante sorteio, o dia, a hora e a ordem dos candidatos. Antes da sabatina, os reitoráveis receberão uma pauta com as principais reivindicações dos técnico-administrativos que orientará as discussões.

O primeiro encontro vai acontecer no dia 29 de março (terça-feira), com o candidato Francisco Odolberto. No dia, 05 abril (terça-feira), será a vez da candidata Ludimilla Oliveira e, no dia 07 de abril (quinta-feira), encerrando a sabatina, o candidato José de Arimatea. Os encontros vão acontecer no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, começando às 08h30 da manhã.

Na ocasião, o coordenador setorial geral do SINTEST-RN/UFERSA, Allyson Bezerra, informou que os servidores terão até o próximo dia 22 de março, para enviarem sugestões com propostas para compor a pauta interna da categoria.  A referida pauta será amplamente debatida em Assembleia Geral a ser realizada na próxima quarta-feira, 23 de março, no Auditório da PROEC, a partir das 9h da manhã.

NEUTRALIDADE – Ainda na Assembleia, a diretoria da Delegacia Sindical do SINTEST-RN/UFERSA emitiu nota esclarecendo que a entidade, enquanto instituição, não apoiará nenhum dos três candidatos, deixando os seus coordenadores e filiados livres para manifestarem apoio a qualquer um dos três candidatos. Ratificando ainda que “qualquer declaração individual pública de dirigentes ou filiados deve ser interpretada como opinião pessoal, sem qualquer influência do sindicato”, diz um trecho da nota.

O SINTEST-RN/UFERSA anunciou ainda que, juntamente com a ADUFERSA e o DCE/UFERSA, irão promover quatro debates com os candidatos à reitoria. Um em cada campi, começando por Mossoró. Na próxima segunda-feira, 21, os representantes das três entidades se reunirão na sede do sindicato para traçar as normas dos debates e encaminhá-las para a apreciação da Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de consulta prévia para sucessão de reitor e vice na Ufersa. A ideia é que os debates sejam mediados por um profissional de direito da OAB ou de outra instituição que não seja a universidade.

DEMANDAS – Outros pontos foram apreciados na Assembleia Geral desta quinta-feira, 17. O advogado do sindicato, Dr. Roberto Fernandes, marcou presença para falar sobre o atendimento jurídico que acontece toda sexta-feira na sede do SINTEST-RN/UFERSA. Excepcionalmente, por motivo maior, o desta semana foi transferido para a próxima segunda-feira, dia 21. “Qualquer demanda jurídica estaremos à disposição para as devidas orientações”, afirmou.

O gerente da Caixa na UFERSA, Julierme Torres, também trouxe novidades que agradou os servidores técnico-administrativos. Taxas de juros mais baixas para empréstimos consignados, financiamentos para compra de imóveis e veículos e, a mudança do pagamento dos clientes da universidade para o primeiro dia útil do mês. “São benefícios pensados com o objetivo de aproximar cada vez os servidores da UFERSA com a Caixa”, afirmou o gerente convidando os filiados ao SINTEST-RN/UFERSA a comparecerem à agência para maiores detalhes.

30 HORAS – A flexibilização da jornada de trabalho com 30 horas semanais, um dos pontos apresentados na pauta interna da última greve, também foi abordado na Assembleia desta quinta-feira, 17. A presidente da Comissão Permanente de Flexibilização de Jornada – CPFJ, a servidora Elisângela André, fez um breve diagnóstico de como se encontra o trabalho da CPFJ. Segundo Elisângela, a Comissão já recebeu 50 processos para análise estando 14 em avaliação e 01 concluído.

“O primeiro a receber o parecer positivo da comissão para a implantação do turno contínuo é o da Secretaria do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais – DACS”, informou, cabendo agora apenas o parecer final que é dado pela reitoria. A previsão da presidente é de que até o final de abril os 14 processos, ora em análise, também sigam para a apreciação do reitor. “A análise é muito aprofundada, bem embasada para não haver reclamações posteriores”, afirma Elisangela André.

FASUBRA – Prestigiando a Assembleia da UFERSA, o coordenador estadual geral do SINTEST-RN, Manoel Euflausino, informou sobre a Plenária da FASUBRA, prevista para acontecer nos dias 01, 02 e 03 de abril, em Brasília, para tratar da pauta de 2016. Entre os principais pontos, a luta contra o assédio moral e a EBSERH, empresa contratada pelo governo para gerenciar os hospitais universitários. “Na UFRN continuamos sob a judicie da EBSERH”, lembrando para os servidores ficaram atentos nessa luta em virtude do novo curso de medicina na UFERSA.

Euflausino aproveitou para convidar os técnico-administrativos da UFERSA para dois eventos importantes: dia 04 de abril, Audiência Pública na Assembleia Legislativa em Natal contra a EBSERH e, dia 21 de abril, Seminário de Planejamento a ser promovido pelo SINTEST-RN também em Natal, além da Plenária da FASUBRA que contará com coordenador regional geral, Allyson Bezerra, como representante dos servidores da UFERSA, em Brasília.

Galeria de Fotos: