19 de agosto de 2026

SINTEST-RN reúne aposentados no interior e atualiza categoria sobre conquistas e novos direito

Por: Danielle Castro

O SINTEST-RN realizou, na terça-feira (18), duas reuniões com servidores aposentados das bases de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os encontros tiveram como objetivo atualizar a categoria sobre conquistas recentes e apresentar os próximos encaminhamentos do sindicato em defesa dos direitos dos aposentados.

Pela manhã, a reunião aconteceu no CERES de Caicó, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), com a participação de servidores também vinculados à FELCS (Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó), de Currais Novos. A atividade contou com o apoio da Delegacia Sindical de Caicó/Currais Novos.

Entre os principais pontos apresentados esteve a Aceleração da Progressão por Capacitação, conquista que já foi implementada automaticamente pela Progesp no contracheque de agosto dos servidores que se enquadraram nos critérios do benefício. O sindicato destacou a importância da medida e orientou os aposentados sobre seus efeitos.

À tarde, o encontro foi realizado na FACISA (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi), em Santa Cruz, com o apoio da Delegacia Sindical de Santa Cruz. Assim como na atividade realizada no Seridó, os servidores receberam informações sobre as conquistas recentes e os próximos passos da entidade.

Outro tema de destaque foi o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os servidores aposentados com paridade. O SINTEST-RN informou que, a partir da próxima semana, dará início a uma ação específica para garantir a extensão desse direito aos aposentados que possuem paridade, ampliando a mobilização da categoria em torno da pauta.

As reuniões fazem parte da atuação da Direção Estadual do SINTEST-RN junto às bases do interior do estado e reforçam o compromisso da entidade em manter os servidores aposentados informados e mobilizados sobre direitos, conquistas e ações em andamento. A iniciativa também busca fortalecer a participação dos aposentados nas lutas que envolvem a valorização da categoria.