O respeito aos poderes constituídos da República Federativa do Brasil é dever de todo cidadão e cidadã brasileiros. Sendo assim, a diretoria do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte – Sintest/RN, repudia os atentados terroristas contra a democracia e condena a invasão ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, ocorridas no domingo, 08/01/2022, em Brasília-DF.

De cunho terrorista, a ação inspirada no atentado contra o Congresso dos Estados Unidos, em janeiro de 2021 e que deixou cinco mortos, foi apoiada por figuras como Jair Bolsonaro e seus radicais seguidores, que mobilizaram as redes sociais, com apoio e financiamento de grupos políticos e empresariais, contra o resultado de uma eleição justa e realizada dentro de todos os princípios que regem a Democracia.

A amplitude da repercussão internacional dos graves eventos ocorridos em Brasília, com manifestações de repúdio advindas de inúmeros chefes de Estado e governos em todo o mundo, bem como de organizações internacionais de defesa dos direitos humanos e da democracia, refletem a necessidade de responsabilização daqueles que arquitetaram e financiaram mais este golpe contra a democracia brasileira.

O Sintest/RN reforça que estes atos, de extrema gravidade, merecem o repúdio de toda a sociedade brasileira, bem como seus autores devidamente identificados pelas autoridades competentes, devem ser punidos na forma da lei.

A Diretoria do Sintest/RN convoca ainda sua base a participar nesta segunda-feira (9), às 17h, de mobilização em apoio à democracia, promovido por entidades sindicais e movimentos sociais, saindo do Midway Mall em direção ao Natal Shopping.