O SINTEST/RN realizou na quarta-feira, 20 de julho, por meio da coordenação da Mulher Trabalhadora, o seminário “Alzira Soriano como um marco na emancipação das mulheres na política”. O evento, que aconteceu no auditório da reitoria da UFRN, reuniu autoridades, pesquisadores/ pesquisadoras, membros da base do Sintest/RN, estudantes e familiares de Alzira Soriano, primeira mulher a ser eleita prefeita de um município na América Latina.

O evento teve início, às 9h, com um café da manhã servido no pátio da Reitoria da UFRN. Na sequência, dando início de fato aos trabalhos, a coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora, Thazia Maia, convidou as bisnetas de Alzira Soriano, Marjorie Cortez Gomes de Sousa e Apolônia Mara Vasconcelos da Silveira, que agradeceram a homenagem, o coordenador geral do Sintest/RN Edson Lima e a coordenadora geral do sindicato Aparecida Dantas que reforçou a importância do protagonismo feminino, das mulheres ocuparem os espaços de poder, de tomarem as decisões,  “para que não decidam por nós”, frisou. A mesa de abertura contou ainda com a participação do reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), prof. Henio Ferreira de Miranda, que destacou a força da mulher potiguar na conquista de seu espaço no curso da história.

Em seguida, o professor Adelino Silva (Lino Sapo),  acompanhado do poeta mirim Reginho Tatu e dos músicos, Bruno Renan (sanfona) e Israel Jackson (violão) apresentaram a história de Alzira em forma de versos. Logo depois, o professor Evangelista Romão (Vanjo) discorreu sobre a história do município de Lajes em paralelo com a de Alzira.

Dando sequência, Marjorie Cortez Gomes de Sousa,  bisneta de Alzira e responsável por todo o acervo apresentou  fotos, ítens e registros da vida de Alzira,  recortes de suas relações familiares. Fechando as atividades da manhã, a escritora e secretária de Educação do município de Lajes, Vitória Silva Paiva, falou sobre o legado de Alzira Soriano para as mulheres potiguares e da América Latina.

Após uma pausa para o almoço, o evento retornou com uma apresentação teatral dos Alunos da Escola Pedro Segundo, sob orientação da professora Karina Souza, com a peça: “Diálogos Históricos e Vivências Contemporâneas, Alzira Soriano, Presente!”

Fechando a programação do evento, a mesa “Mulheres nos Espaços Públicos, Políticos e de Poder” reuniu, a ativista Claudia Gazola do Coletivo Leila Diniz palestrando sobre “O feminismo a partir de Alzira Soriano”, Mirian Dantas Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, que falou sobre a quebra de barreiras e superação de “Uma técnica administrativa na gestão universitária” e fechando as atividades, a coordenadora geral do Sintest/RN, Aparecida Dantas falou sobre “A luta da mulher nos espaços políticos e sindicais”.

Ao final das atividades a professora Karina Souza, que ministraria palestra sobre o “Pioneirismo sufragista na América Latina” e sofreu um acidente que a impossibilitou de se apresentar foi homenageada com palmas. Aparecida Dantas e Thazia Maia, em nome do Sintest/RN, foram agraciadas com edições do livro sobre Alzira Soriano da escritora Vitória Silva Paiva. A família de Alzira Soriano agradeceu a iniciativa da coordenação da Mulher Trabalhadora do Sintest/RN.