🎭🤝Durante a assembleia de greve desta quarta-feira (29/04), serão arrecadados alimentos destinados a artistas, produtores, técnicos e demais trabalhadores da cultura que seguem sem receber cachês por serviços prestados em eventos da Prefeitura de Natal.
Entenda
A Prefeitura de Natal foi condenada judicialmente por inadimplência no pagamento de artistas e na execução de emendas impositivas destinadas à cultura. O caso envolve o ex-prefeito Álvaro Dias, o atual prefeito Paulinho Freire e a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, além de estar sob apuração do Ministério Público.
Os atrasos se arrastam desde 2024, mesmo após a realização de eventos financiados com recursos públicos. Há relatos de profissionais que se apresentaram diversas vezes sem receber os valores devidos, acompanhados de denúncias de negligência por parte da gestão municipal.
As emendas em questão possuem execução obrigatória por força constitucional, o que levanta indícios de desvio de finalidade na gestão anterior. A atual administração herdou a obrigação de pagamento, mas, segundo os trabalhadores da cultura, ainda não efetivou a regularização.
A secretária de Cultura afirmou, em reunião realizada em abril, que os pagamentos seriam efetuados no mesmo mês. Até o momento, a promessa não foi cumprida.

