Por Viktor Gruska
O Encontro Nacional de Saúde e Hospitais Universitários da FASUBRA Sindical foi encerrado nesse último domingo, 24/11, após dois dias de palestras, painéis, debates e discussões com representantes de diversos hospitais universitários do país. O SINTEST-RN atuou do evento por meio da participação da Coordenadora Jurídica, Celita Menezes Pessoa, e da Coordenadora de Integração e Política Sindical, Mariza Pereira dos Santos – ambas ocupantes do cargo de Auxiliar de Enfermagem, integrantes do GT Saúde e Hospitais Universitários do SINTEST-RN, lotadas respectivamente no HUOL e no HUAB.
O primeiro dia do Encontro foi marcado por uma mesa redonda dedicada a temas jurídicos e às relações de trabalho no contexto dos hospitais universitários brasileiros. O debate abordou questões fundamentais sobre a estabilidade no serviço público, os direitos dos trabalhadores e os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde nas universidades.
Na manhã do segundo dia, cinco grupos de trabalho discutiram internamente as condições de trabalho e o impacto das políticas públicas e dos modelos de gestão na vida dos servidores e usuários dos hospitais universitários, formulando propostas para melhorar o funcionamento desses estabelecimentos e o papel das universidades na área da saúde.
Durante a tarde, as propostas dos grupos foram debatidas abertamente, com destaque para a integração das soluções aos processos administrativos e clínicos das instituições, além da extinção do contrato com a EBSERH. As propostas serão levadas para a próxima Plenária Nacional presencial, em 2025, onde serão aprimoradas com vistas a implementação nas universidades e hospitais universitários de todo o Brasil.
O Encontro reforçou a importância de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar para os desafios dos hospitais universitários. As propostas encaminhadas tem o propósito de contribuir para a melhoria dos serviços prestados e para o fortalecimento da formação de profissionais de saúde nas instituições de ensino superior.
Nesse processo, o GT Saúde e Hospitais Universitários do SINTEST-RN cumprirá a importante função de compartilhar as propostas e organizar o debate nas bases do HUAB, HUOL e MEJC, buscando articular as soluções encaminhadas no Encontro aos desafios locais, no sentido de lutar contra a precarização das condições de trabalho dos servidores e resistir às mudanças estruturais e gerenciais provocadas pela gestão da EBSERH.
A luta em defesa da saúde pública e pela valorização das universidades segue como prioridade para o SINTEST-RN. É fundamental que os servidores, organizados por meio do sindicato, mantenham-se mobilizados para resistir ao avanço das privatizações e defender um modelo de saúde pública alicerçado na universalização, integralidade e equidade do cuidado e da assistência.
Fotos: