O SINTEST-RN esteve presente na Plenária Nacional da FASUBRA que aconteceu nos dias 29,30 e 31 de agosto, em Brasília. Com seis delegados, divididos entre direção e base, o sindicato reforçou sua representação ativa e plural. Pela direção participaram, Celita Pessoa (Coordenação Geral), Áurea Silva (Coordenação de Finanças) e Tiago Chacon (Coordenação de Educação e Formação). Pela base, Pedro Neto e José Talvanes (ambos da UFRN), e Fábio Araújo (UFERSA).

No primeiro dia (29), a atividade começou com informes de base e análise de conjuntura e foi marcado pelo tom de cobrança dura: pressão sobre parlamentares, cumprimento integral do acordo firmado no final da greve de 2024 e crítica à lentidão do governo em responder às reivindicações.

Já o segundo dia, no sábado (30), a análise aprofundou-se. Coordenada por Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis, a discussão voltou-se à valorização salarial, resistência à reforma administrativa, defesa da jornada de 30 horas e insatisfação com o descumprimento do acordo de greve. A pluralidade de visões refletiu-se no debate sobre a deflagração de nova greve, com posições favoráveis e contrárias sendo expostas com firmeza.

Na manhã de domingo (31), o Conselho Fiscal apresentou a prestação de contas destacando que, mesmo com o aumento de despesas durante a greve, a FASUBRA honrou todos os compromissos, manteve as obrigações financeiras em dia e promoveu economia com a adoção de energia fotovoltaica na sede. A Plenária aprovou a prestação de contar por unanimidade. À tarde, a plenária prosseguiu com a construção do plano de lutas e do calendário de atividades para o próximo período que reforçou posturas essenciais para a categoria:

  • Fortalecer a mobilização junto ao Parlamento.

  • Resistir à reforma administrativa que ameaça direitos.

  • Consolidar a transparência como valor central na gestão sindical.

Fotos: