O Sintest/RN esteve, na tarde desta segunda-feira (1º), junto a centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos em ato pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, que aconteceu no bairro das Rocas, teve início às 14h, na esquina do “Samba do Malandro” onde um palco foi montado para receber além de shows musicais, manifestações de lideranças sindicais, de movimentos sociais e representantes políticos da classe trabalhadora.

Este foi o primeiro Dia do Trabalhador e da Trabalhadora após um período tenebroso da política nacional que teve início com a tomada do poder por Michel Temer (2016) e culminou com a eleição de Bolsonaro, em 2018. Embora às lideranças sindicais vejam com otimismo o mandato de Lula, iniciado em janeiro de 2023, por romper com a promoção de uma ideologia fascista, foi destacado que a luta dos trabalhadores e trabalhadoras continua frisando ainda que do atual governo será cobrado o cumprimento das promessas de campanha.

Representando o Sintest-RN e a Frente Potiguar em Defesa do Serviço Público, o dirigente das entidades Viktor Gruska, falou sobre como historicamente a luta dos trabalhadores resultou nas conquistas de direitos, melhores condições de trabalho, saúde e segurança no ambiente de trabalho, mas destacou que ainda muito pelo que lutar, “para promover crescimento econômico inclusivo e sustentável, com emprego pleno e trabalho formalizado e de qualidade”. Ele destacou ainda que é preciso garantir liberdade, equidade, segurança e dignidade humana para todas e todos e finalizou convocando os companheiros e companheiras para a luta lembrando a citação de Zapata que disse, “Se quer ser ave voe, se quer ser verme arraste-se, mas não grite quando te esmagarem”.

Durante o evento outras entidades tiveram seu momento de fala, entre as principais reivindicações estavam a revogação das reformas trabalhista e da Previdência, garantia de melhores condições de trabalho, ampliação de políticas sociais, melhorias na educação pública, incluindo a revogação do novo Ensino Médio, valorização salarial.

O ato unificado promovido pela Intersindical, CSP Conlutas, CTB, CUT e Pública, contou com às apresentações do Grupo Folia de Rua, Batucada Popular do Mestre Zorro, Batuque de Mulheres, Pretta do Soul e Banda e o Samba do Povo que reuniu Mestre Zorro, Carlos Zens, Carlos Britto, Denise, Fabrício e Fernandinho. As atividades culturais foram finalizadas por volta das 18h30, fechando o evento com muita animação.

Texto e fotos: Ricardo Krusty

Fotos: