Na última sexta-feira, 29 de abril, a direção do Sintest/RN reuniu a base para celebrar os 31 anos de entidade, com uma programação que reuniu atrações culturais, homenagens e seminários de mobilização no auditório da reitoria.  Desde 12 de abril de 1991, quando foi fundado, o sindicato luta em defesa do serviço público, dos interesses do funcionalismo federal, dos TAEs, da sociedade brasileira de uma forma geral e da democracia.A programação teve início com um café da manhã servido no pátio da reitoria que contou com a apresentação musical do cantor e tecladista Rafael Angelo acompanhado, Leonel Marques, e Gerlane que fazem parte do projeto Cantarte – grupo da Escola de Música da UFRN, formado por professores e servidores da Universidade.

Na sequência, dando início a solenidade, Aparecida Dantas, Edson Lima e Kaliane Moraes, coordenadores gerais da entidade, convidaram o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz Melo, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas e a Coordenadora de políticas sociais da entidade Cacau Vasconcelos.

Aparecida agradeceu a presença de todos e todas falou brevemente sobre os 31 anos de luta da entidade, na sequência ela passou a palavra ao professor Daniel, que agradeceu o convite e frisou a importância da atuação do sindicato nesses 31 anos de existência. Em seguida Mirian falou parabenizou a todos que fazem parte da entidade e frisando que como sindicalizada ela também faz parte dessa história e desejou que o sindicato siga forte na representação dos trabalhadores e trabalhadoras.

Kaliane e Edson em suas falas além de celebrar a existência do Sintest e suas vitórias, destacaram a atuação do sindicato mesmo em um período pandêmico, lutando para garantir condições de trabalho a todos e todas. Cacau agradeceu a presença de todos e junto com Aparecida destacou as presenças do presidente da ADURN, professor Oswaldo Negrão e da representante do DCE da UFRN Camila Barbosa.

Após ser desfeita a mesa o evento seguiu com a apresentação de um vídeo com o histórico de lutas da entidade e uma palestra do dirigente da entidade Viktor Gruska, que falou sobre “Estrutura, função política e desafios para o Sintest/RN” e encerrou a programação matutina do evento, que retornou às 14h.

No período da tarde, a pedagoga e coordenadora de formação sindical da entidade, Julyana Vilar palestra palestrou sobre “Diversidade no mundo do trabalho e nas relações interpessoais” e convidou a categoria a pensar sua postura e relações no ambiente de trabalho. Logo após, a coordenadora de aposentados e pensionistas prestou homenagem aos servidores e servidoras aposentados (as).

Antes de concluir a programação do evento, o Sintest/RN homenageou os servidores filiados Ieda Salviano e Francisco de Assis (Fran), que fazem parte da história da entidade, tendo participado ativamente da fundação e das lutas do sindicato nesses 31 anos. Ieda agradeceu a homenagem e convocou os presentes a se mobilizarem junto ao sindicato. Fran, que não pôde participar do evento, enviou um vídeo, que foi exibido para todos os presentes, no qual registra sua felicidade pelos 31 anos da entidade que ajudou a construir. O Sintest/RN também prestou homenagem à funcionária mais antiga da entidade, Vitória Maria dos Santos, que também não pôde comparecer ao evento e foi representada pelo também funcionário da entidade, Jaildo Dantas.

Fechando o evento os presentes foram convidados a cantar parabéns à entidade no pátio da reitoria em um coquetel com apresentação musical da cantora Silvinha. O evento foi encerrado com palavras de ordem saudando a entidade e pela defesa do serviço público.

Fotos: