Nesta sexta-feira (06) o SINTEST/RN estará fechado para atendimento ao público. Isto, porque hoje será dado início ao planejamento estratégico da entidade que norteará os objetivos do sindicato para a gestão.

O que é o Planejamento estratégico?

A palavra ‘estratégia’ foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.

De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos”.

Já Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa; enquanto Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

Portanto, planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relação entre a organização e o ambiente.

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006).

Um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.

O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:

– à missão – para que servimos, qual é nossa razão de ser;

– à visão – onde queremos chegar como instituição;

– aos valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

– à estratégia – como faremos para alcançar nossa visão e

– aos desdobramentos da estratégia – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO e TRT10

Galeria de Imagens