Na última sexta-feira deste mês e em alusão ao Setembro Amarelo, o SINTEST/RN vai realizar o segundo Cine Debate da entidade. Desta vez, o evento acontece em parceria com o DAS da UFRN e terá o apoio do Centro de Valorização da Vida – CVV Natal, que fará a condução do debate ao final da exibição do documentário “Suicídio: o silêncio que mata”.
A iniciativa é dar mais visibilidade ao tema, que ainda é um tabu em nossa sociedade, e contribuir com informações de como identificar os sinais que alertam para uma tendência ao suicídio.
Serviço:
O quê: Cine Debate – Suicídio: o silêncio que mata
Quando: 27/09, às 14 horas
Onde: Auditório do DAS/UFRN
Sinopse do documentário:
Desânimo, falta de expectativa e medo são sentimentos presentes em dias ruins e um dos primeiros sintomas presentes em indivíduos que quer dar fim à vida. Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é atualmente um problema de saúde pública presente no mundo todo. Trata-se da segunda causa de morte entre a faixa etária de 10 a 24 anos. Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e para cada suicídio ocorrem 11 tentativas, totalizando 800 mil mortes por ano.
Baseado em histórias reais, o documentário aborda a importância de se falar sobre o suicídio, que ainda é visto como tabu na sociedade. E além disso, sobre o papel que a mídia possui ao pautar o tema trazendo informação à sociedade de como zelar pelo seu bem-estar. Sendo assim, apresenta soluções, expõe fatos e evidencia a prevenção e o combate ao silêncio que mata.
Duração: 21 minutos