O prazo para que servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo Federal realizassem a comprovação de vida terminou em 31 de dezembro. A medida vale para aqueles que não comprovaram vida junto ao governo federal entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 e quem não cumprir com a obrigação terá o pagamento do benefício ou provento suspenso, de acordo com o Ministério da Economia.

Na sexta-feira à tarde a UFRN emitiu nota divulgando que os servidores aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ainda não realizaram a prova de vida precisam efetuar o procedimento até as 17h desta segunda-feira, 17 de janeiro, na Diretoria de Administração de Pessoal (DAP), localizada no prédio da Reitoria. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail aposentados@reitoria.ufrn.br ou pelo telefone (84) 99193-6372.

Na UFRN são mais de 500 servidores da instituição entre técnicos e docentes que podem ser penalizados com a suspensão dos salários. Deste total, 276 técnicos administrativos estão na lista de servidores que precisam cumprir a exigência.

Confira a lista dos servidores aposentados e pensionistas que precisam efetuar a prova de vida.

DIREÇÃO DO SINTEST QUER QUE PRAZO SEJA ESTENDIDO

A Coordenação do Sintest/RN, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 17, para avaliar a determinação do Governo Federal de suspender da Folha de Pagamento do mês de janeiro os salários dos servidores aposentados que não realizaram até o momento a Prova de Vida.

Na reunião, Aparecida Dantas, coordenadora geral, orientou ao Setor Jurídico da entidade que agilizasse as providências cabíveis para o ingresso com Ação Judicial, ainda hoje, contra a determinação do Governo Federal e disse esperar que a mesma não seja cumprida pela UFRN.

O Sintest vai solicitar, também, a extensão do prazo para a realização da Prova de Vida e orienta os associados aposentados e pensionistas que ainda não atenderam a exigência a fazê-lo, ainda nesta segunda-feira com o objetivo de evitar maiores transtornos.

PAGAMENTO SUSPENSO

Segundo informações no site do Governo Federal, aqueles que tiveram o pagamento suspenso devido à ausência da prova de vida no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, devem estar atentos às orientações para restabelecer o pagamento e regularizar a situação:

Compareça imediatamente a qualquer agência bancária, do banco onde recebe o pagamento ou realize sua Prova de Vida Digital, por meio dos aplicativos SouGov.br e GOV.BR, caso tenha a biometria cadastrada no TSE ou Denatran.

Consulte aqui a lista das Unidades de Atendimento Decipex em todo o Brasil.