Na última assembleia da categoria, realizada no dia 03/03, foi aprovada uma nota sobre o conflito que está acontecendo no leste Europeu. Confira a nota na íntegra:

Nota sobre a intervenção da Rússia na Ucrânia e a escalada militar dos EUA-OTAN

Todos nós temos acompanhado a tragédia da guerra que está ocorrendo na Ucrânia. Além das mortes e da destruição, há reflexos no mundo inteiro, como aumento da inflação e um perigo de uma conflagração bélica mundial. Sabe-se que, nas crises do capitalismo, os efeitos recaem inteiramente sobre nós trabalhadores.

Colocamos a necessidade de que os sindicatos, centrais e movimentos realizem uma campanha nacional, e uma articulação internacional, para acabar com a guerra.

O imperialismo norte-americano é o maior responsável pelo fato da Rússia ter reagido por meio da invasão da Ucrânia. A defesa do fim da OTAN é a primeira condição para construirmos a luta em defesa da autodeterminação e unidade nacional da Ucrânia, e retirada imediata das tropas russas do território ucraniano.

Organizemos desde já a mobilização dos operários, camponeses, trabalhadores sem-teto, funcionalismo público e demais movimentos, com independência de classe frente ao imperialismo norte-americano e europeu e frente ao governo russo, em defesa das seguintes bandeiras:

1) Fim da OTAN!

2) Retirada imediata das tropas russas da Ucrânia!

3) Pela autodeterminação e unidade territorial da Ucrânia!

4) Pela unidade internacional dos explorados na luta contra o imperialismo e a guerra!