A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) realizou na tarde desta sexta-feira (30) um Seminário com os Sindicatos da classe. A diretoria do SINTEST/RN esteve presente e participou de forma positiva no debate de assuntos pertinentes aos servidores da UFRN. Lúcia Fátima apresentou o Sistema de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e declarou que entre os maiores problemas enfrentados estão os transtornos mentais e comportamentais que são os campeões de afastamentos de servidores.

Em seguida Carlos Barreto falou sobre a Comissão de Gestão de Conflitos, que deverá ser composta por representantes da PROGESP, dos Sindicatos (ADURN E SINTEST) e dos hospitais. Porém, explicou que, por enquanto, os conflitos entre estudantes e docentes continua sob a responsabilidade da ouvidoria.

Dentre as ações que a atual gestão pretende implantar, destacam-se exames periódicos, saúde vocal para docentes, ginástica laboral, torneios esportivos, programa de capacitação continuada, prevenção de riscos ambientais, avaliação de risco ergonômico e a academia de ginástica para os servidores que já está em implantação. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, informou que os equipamentos da academia custaram cerca de 13 mil reais e já chegaram. Sobre a ginástica laboral, disse que será realizada por bolsistas do curso de educação física que visitarão aos locais de trabalho.

O Seminário foi finalizado com a apresentação de um novo programa de capacitação e aperfeiçoamento para os servidores da UFRN, como a criação de um Núcleo de Estudos para criação do Programa da Melhor Idade, Banco de Talentos, Progessão Docente e do Núcleo de Idéias que tem por objetivo incentivar a comunidade acadêmica a dar sugestões de melhorias.