O Future-se, projeto do Governo Federal para as Universidades e Institutos Federais, foi debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, na manhã desta sexta-feira (30). A discussão “Projeto Future-se: Avanço ou Retrocesso” foi promovida pela Comissão de Educação da Casa e contou com a participação dos deputados Sandro Pimentel (PSOL) e Francisco do PT, da Coordenadora Geral interina do SINTEST/RN, Aparecida Dantas, da  Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas, do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Wyllys Abel Farkatt Tabosa, do diretor geral do IFRN, José Arnóbio, do vice-reitor da UFERSA, José Domingues Fontenele Neto, além de professores, estudantes e a sociedade em geral.

De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo do novo projeto é dar mais autonomia financeira para as Universidades e Institutos Federais, fomentando o empreendedorismo e a inovação e captando recursos privados. Afirmação se choca com a opinião dos presentes no debate realizado na Assembleia.

Miriam Dantas falou sobre a situação atual da universidade diante das medidas de contingenciamento já aplicadas. “A situação se agrava. Tivemos que suspender a Cientec pela primeira vez para evitar corte de terceirizados, por exemplo. Isso para continuar garantindo a atividade fim da UFRN que é ensino e extensão. A educação precisa ser vista como investimento e não como gasto”, indicou.

Fotos:

Informações http://www.al.rn.gov.br