No início da tarde desta segunda-feira, 24, parte da direção do Sintest/RN estive reunida com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor José Daniel Diniz Melo, para tratar de duas pautas.
A primeira refere-se a uma demanda encaminhada pela FASUBRA acerca do Decreto 10.620, de 5 de fevereiro de 2021, que Dispõe sobre a competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência social da União no âmbito da administração pública federal. Na prática, o decreto transfere a administração das pensões e aposentadorias de servidores públicos federais para o INSS. O reitor disse que a pauta sobre a aposentadoria deve ser vista com bastante atenção, visto que é do interesse de todos os trabalhadores da UFRN.

A segunda pauta da reunião refere-se ao crescimento de casos de covid-19 entre servidores da UFRN, que chegaram até o Sintest/RN através de relatos preocupantes da própria categoria. Para citar um exemplo, fomos informados de que na Superintendência de Comunicação já são 11 servidores que testaram positivo para o coronavírus.

Há também a situação dos servidores dos Hospitais Universitários que relataram sobrecarga de trabalho devido o afastamento de colegas adoecidos. Problema este que se agrava devido a alta demanda e os hospitais lotados.

O professor Daniel Diniz se mostrou sensível e preocupado com o aumento de casos (suspeitos e positivos) de covid-19 e reforçou que a pandemia exige constantes ajustes, conforme o cenário de cada momento. Nesse sentido, encaminhou que as pautas sejam tratadas com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Com a expansão da variante Ômicron e o surto de gripe (H3N2), é legítima a preocupação relatada por servidores técnico-administrativos, especialmente às vésperas do retorno do calendário acadêmico e das aulas presenciais na UFRN. Por isso, a direção do sindicato solicitou de imediato uma reunião com o reitor e ainda com a Progesp para discutirmos o assunto e chegarmos a um denominador comum que preserve a saúde de toda a comunidade da UFRN.

Aguardamos a data da reunião com a Pró-reitora Mirian Dantas, que retorna de suas férias nesta semana.

Fotos: