DSC_4541_resize

UFRN e UFERSA unem forças num protesto contra os desmandos da EBSERH no gerenciamento do Hospital Ana Bezerra, da UFRN

A população de Santa Cruz, na Região Trairi do Rio Grande do Norte, tomou conhecimento na última quinta-feira, 15, dos desmandos que vem ocorrendo no Hospital Regional Ana Bezerra, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte que é atualmente administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Foi durante ato público, promovido pelo SINTEST/RN, nas principais ruas do centro daquele município. Em Santa Cruz a UFRN mantém a Faculdades de Ciências da Saúde do Trairi – FACISA, com os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, além do Hospital Regional Ana Bezerra.

Foram mais de 3 horas de intensa mobilização com a participação dos servidores da UFRN, dos Câmpus de Natal, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos e, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, de Mossoró. A UFERSA levou uma caravana formada por 14 técnico-administrativos. A greve dos servidores das universidades federais completará no próximo dia 28, dois meses sem nenhum avanço nas negociações por parte do Governo.

Além de denunciar os descasos que vem acontecendo no Hospital Ana Bezerra, como perseguições contra os efetivos da UFRN, os grevistas denunciaram o corte de mais de R$ 9 bilhões no orçamento das universidades. A luta pelo concurso público, a garantia na qualidade do ensino e melhorias no atendimento aos usuários do Hospital Ana Bezerra eram algumas das palavras de ordem direcionadas a população santa-cruzense. “Estamos nas ruas não apenas pela questão salarial, mas também para pedir o apoio da população para que possamos avançar na luta pela melhoria da educação superior no país”, discursou uma das manifestantes.

Após percorrer as ruas do centro da cidade, contornado pelo largo da Matriz de Santa Rita de Cássia, a manifestação teve ponto alto em frente do Hospital Regional Ana Bezerra com muitos discursos em defesa da Universidade. “Precisamos ampliar nossos direitos, lutar por melhores condições de trabalho e dizer não a EBSERH”, afirmou outro manifestante, lembrando que a universidade pública não deve atuar como empresa da iniciativa privada que prioriza o lucro, deixando muito a desejar quando se trata do ensino e do atendimento humanizado a população.

Os servidores em greve garantem que as manifestações vão continuar. Na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 16 horas, será em Mossoró, na Praça do PAX, no Centro da cidade, num ato público juntamente com os professores da UFERSA. Também estão sendo articuladas mobilizações em Caicó e Currais Novos. Os técnico-administrativos da UFERSA pretendem ainda comemorar os 10 anos da transformação da ESAM em Universidade com uma grande mobilização em frente ao Câmpus Mossoró no próximo dia 05 de agosto. A UFERSA completa 10 anos de transformação em universidade no dia 01 de agosto.

Por Passos Júnior (Comando Local de Greve da UFERSA)

Galeria de Fotos: