Entre elas, uma assembleia com a PROGEP e a Comissão Covid deve ser solicitada em breve para discutir o retorno das atividades presenciais
Reunidos em assembleia na manhã de ontem (28), os servidores técnico-administrativos da UFERSA dialogaram sobre a política de biossegurança da universidade, em relação a Covi-19, bem como o retorno das atividades presenciais determinado pela reitoria. A assembleia ainda contou com a participação da assessoria jurídica do sindicato que trouxe esclarecimentos acerca do mandado de segurança impetrado contra a portaria que determina tal retorno. O documento é baseado nos argumentos de que a UFERSA fere a isonomia entre técnicos-administrativos e professores, quando solicita que apenas uma categoria trabalhe de forma presencial na universidade. O sindicato entende que as duas categorias devem ser tratadas de forma igualitária. Além da curva ascendente de contaminação pelo novo coronavírus que coloca em risco a saúde dos servidores.

Diante desse cenário, os técnicos-administrativos falaram que não se sentem seguros em retornar nesse cenário. Além de que a maioria não tem confiança no plano de biossegurança elaborado pela universidade, uma vez que, apesar de todos os cuidados, o risco de contaminação pelo vírus ainda é alto tendo em vista que o país vive uma pandemia, “não é uma luta pelo não retorno, mas é pela vida do servidor”, destacou a servidora Milena Paula Cabral de Oliveira.

A categoria deliberou diversos pontos que serão encaminhados pelo SINTEST, como solicitar a progep orientações acerca das observações de ponto, onde o servidor tem que informar que não está com sintomas, e que está seguindo as medidas de prevenção; questionar as excessivas solicitações de relatório de trabalho, sendo a UFERSA a única universidade que exige tal documentação; solicitar a Comissão da Covid informações sobre o acompanhamento da implementação do plano de biossegurança; solicitar uma assembleia com a PROGEP e a Comissão Covid, assim que sair a decisão do Juiz sobre o mandado de segurança impetrado pelo SINTEST; produção e execução de uma campanha de comunicação interna contra o retorno das atividades presenciais.

O sindicato reforça o compromisso com a luta e a vida dos trabalhadores técnicos-administrativos. Resistência e luta.