Reunidos em assembleia nesta terça-feira, servidores técnicos-administrativos da UFERSA aprovaram paralisação de 48h, entre os dias 22 e 23 de maio. A medida é uma forma de pressionar o governo federal para cumprir o acordo de greve integralmente. Em reunião com o MEC, a FASUBRA ainda informou que os servidores em educação estão em estado de greve, com mobilizações sendo realizadas em todo o país até que o acordo seja cumprido na íntegra. Caso o termo não seja respeitado, a categoria está preparada para construir uma nova greve, em resposta ao descumprimento do que foi pactuado.
“Nós temos diversos pontos que ainda permanecem num limbo de indefinições como, por exemplo, a questão da jornada das 30h, reposicionamento dos aposentados e outros ítens que estão sem data concreta para implementação. Com essa paralisação e o estado de greve, nós esperamos de fato que tenhamos prazos palpáveis e medidas cabíveis para que o acordo de greve seja cumprido na sua integralidade”, disse Tiago Chacon, coordenador de educação e formação sindical Sintest/RN.
Ainda durante a assembleia, a categoria aprovou uma atividade de doação de sangue nos dias de paralisação. O servidor pode ir até o hemocentro de Mossoró e informar que é filiado ao SINTEST, em seguida, segue para doação. Alguns critérios são imprescindíveis para ser um doador, por isso, o servidor passa por uma triagem.
“É de suma importância que o servidor compareça ao Hemocentro para fazer essa doação. Além de pressionar o governo, a paralisação também vai servir pra gente ajudar ao próximo, uma vez que os estoques estão quase zerados”, destacou Kaliane Morais, coordenadora geral do Sintest/UFERSA.
O que é preciso para se tornar um doador de sangue
Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
Estar bem de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Pesar mais de 50 Kg;
Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Confira ofício sobre paralisação
- Assembleia na Ufersa. Foto: Isaiana Santos