A ação é contra a Instrução Normativa nº 2/2018 e em defesa das 30 horas

Na próxima quarta-feira, 06, o SINTEST UFERSA promoverá uma assembleia ato em conjunto a outras entidades sindicais no centro de convivência da UFERSA. O objetivo da atividade é dialogar com a comunidade universitária, bem como os servidores da instituição, cerca da Instrução Normativa nº 2/2018 e em defesa das 30 horas. Além disso, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) orienta que as bases cobrem dos reitores de suas universidades posicionamento contrário a esta normativa.

A IN02 prevê que os servidores em atividades sindicais devem compensar as horas “não trabalhadas” e centraliza o controle das condições de trabalho no próprio Ministério – por meio do Sistema de Pessoal Civil (SIPEC) – no que diz respeito ao registro de frequência, banco de horas e afastamentos.

Somente a mobilização e a unidade dos técnico-administrativos podem barrar os retrocessos impostos pela perseguição dos órgãos de controle, que fortalecem um ambiente antidemocrático em instituições de ensino, que deveriam garantir o espaço de debates críticos sobre a atual conjuntura do país, marcada pelo pensamento autoritário e o recrudescimento do conservadorismo.

Confira aqui o que propõe a IN02