Apesar da divulgação em massa no dia de ontem (22) de que a greve dos técnicos da UFRN havia acabado, a categoria mantém-se paralisada e sob alerta aguardando tão somente a concretização do acordo nos termos das negociações feitas pela Fasubra.

A decisão foi aprovada hoje (23) por ampla maioria, em assembleia geral realizada no auditório da reitoria. Caso o acordo seja assinado na sexta-feira, conforme previsto, a categoria volta ao trabalho na segunda-feira (27).

Sobre reunião com Governo

No dia de ontem (22), aconteceram duas reuniões com o Governo Federal, sendo uma à tarde no Ministério da Educação (MEC) e outra à noite no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG). No MEC, a discussão se deu em torno do calendário dos Grupos de Trabalho (GTs) que tratarão dos pontos de pauta reivindicados pela categoria que ainda ficaram pendentes, como racionalização dos cargos e reposicionamento dos aposentados, por exemplo. Segundo o governo a data prevista para o início dos GTs é 17 de setembro. Como o compromisso é encerrar os trabalhos em 180 dias, a previsão do fim dos GTs é março do ano que vem.

Já no MPOG, o esperado documento concreto, ou seja, a minuta da proposta a ser acordada não foi apresentada, porém vários pontos da negociação foram tratados e fechados. Além da já conhecida contraproposta, ficou acordado o seguinte:

  • Acordo nos mesmos moldes da greve de 2007 , ou seja, sem cortes dos dias parados, com fiscalização das entidades;
  • Todos os pontos da negociação consensuados deverão constar de forma explícita na minuta do acordo;
  • Aposentados garantidos na mesma tabela, ou seja, mantida a paridade;
  • Não haverá absorção do VBC (vencimento Básico Complementar) para os aumentos do step. Sobre isso, o Governo garantiu e prometeu estudar Mudança na lei para resolver definitivamente a questão.

Sobre a Minuta do Contrato, o Governo informou inicialmente que a prepararia e chamaria para nova reunião somente na semana que vem.  Ao ser comunicado que a greve seria mantida até a assinatura do acordo, mudou de ideia e disse que enviaria a minuta amanhã (quinta-feira) para só então na sexta-feira, às 16h, proceder a assinatura.

Caso o acordo garantindo os termos negociados não seja assinado, será realizada uma assembleia de urgência, extraordinariamente na segunda-feira para reavaliar a decisão de saída da greve.

Comente pelo Facebook