O XVII Consintest cujo tema é “Avançando na consolidação de um SINTEST-RN independente, plural e de luta: desafios atuais para a organização da classe trabalhadora” reuniu os servidores técnico-administrativos da UFRN e UFERSA, ativos e aposentados, para debater os rumos da luta da categoria para o próximo período.

A mesa de abertura foi composta por Kaliane Morais e Aparecida Dantas, da coordenação geral dos SINTEST-RN, Sandro Pimentel e Roberto Luís (Robertinho), coordenadores da FASUBRA e Alexandre da CSP-Conlutas. Logo após, Viktor Gruska, coordenador de comunicação do SINTEST-RN, apresentou a minuta de Regimento Interno do XVII Congresso que foi aprovada com poucos destaques.

O congresso seguiu com as defesas das teses inscritas. José Rebouças apresentou a tese do ART – Aliança Revolucionária dos Trabalhadores; Lucas Queiroz apresentou a tese da Corrente Proletária da Educação; Wellington Gonçalves apresentou a tese do Travessia e TAEs na luta; e por fim, Aparecida Dantas, Tiago Lincka e Matheus Lacerda apresentaram a tese do Unidade pra lutar.

Ainda pela manhã aconteceu um Ato político em solidariedade a Daniel Akande, membro do MSA (ASI na Nigéria), preso e perseguido pelo governo nigeriano por ter organizado protestos contra a fome e o aumento do custo de vida.

Confira as fotos da manhã:

A tarde se iniciou com a mesa de conjuntura que contou com a participação de Dário Barbosa (CSP-Conlutas RN) e Danilo Serafim (TLS-RJ). Em seguida foi a vez das mesas temáticas, sendo a primeira sobre aposentados e aposentandos / democratização das universidades com palestra de Mirian Dantas (Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da  UFRN) e Luana Myrrha (Professora do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN). Em seguida, a Mesa Temática 2 sobre a luta da mulher trabalhadora / assédio e opressões nos ambientes institucionais com palestra a professora Mariana de Siqueira (Departamento de Direito Público da UFRN) e Tházia Maia, coordenadora da Mulher Trabalhadora do SINTEST-RN.

Confira as fotos da tarde:

Data da publicação: 10 de outubro de 2024