Atendendo uma solicitação do SINTEST/RN, a pró-reitora de gestão de pessoas, Mirian Dantas, recebeu esta manhã a representante do sindicato Jane Suely para tratar de temas de interesse dos técnicos da UFRN.

O principal deles diz respeito ao pós-greve quando começam a aparecer alguns conflitos entre servidores que aderiram à greve e suas respectivas chefias. Inclusive, o sindicato já recebeu denúncias de possíveis perseguições em virtude da participação no movimento paredista. Em um dos casos, segundo o servidor atingido, a chefia informou que pediria sua remoção, pois já não mais confiava no mesmo, apesar da excelente relação de trabalho existente até antes do período da greve.

Posição do sindicato

A exemplo da postura adotada ao longo de seus 21 anos, o sindicato reforça que não irá aceitar retaliações pós-greve e que cobrará das instâncias responsáveis da UFRN o compromisso público e documentado de apoio à greve, aprovado no Conselho de Administração (Consad).

Posição da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp)

Indagada sobre a questão, Mirian Dantas, pró-reitora da Progesp disse que “a greve não pode ser motivo de quebra de confiança ou rompimento da relação de trabalho”. Completou afirmando que “a greve faz parte da cidadania funcional do servidor” e que “remoção não é remédio para solução de conflitos no setores”.

Mirian também deixou claro que qualquer caso de conflito será averiguado, ouvindo-se todas as partes para que medidas cabíveis sejam tomadas.

Comissão de Conflitos

Durante a mesma reunião, foi reforçado pela Progesp que já está em andamento o projeto de criação da Comissão de Conflitos que, segundo ela, será composta por dois representantes da administração central, além de um representante das entidades sindicais de professores e técnicos.

Ufersa

Na Ufersa, por exemplo, houve um caso com uma diretora da entidade que ficou sabendo de sua possível remoção antes mesmo do fim da greve. Nessa situação em específico, o SINTEST/RN interviu diretamente na questão e o caso foi resolvido a bom termo com  o próprio reitor da entidade.