A reitora em exercício, professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, convocou a imprensa para uma entrevista coletiva no fim da manhã desta segunda-feira (09). O motivo foi a ação radicalizada que o Comando Local de Greve (CLG) realizou nesta manhã, fechando os portões de acesso à UFRN.

Fátima Ximenes explicou que se trata de um movimento nacional, mas declarou estar surpresa com a atitude do Sindicato. “Estranhamos essa postura de impedir o acesso ao campus universitário” e completou “precisamos respeitar aquelas pessoas que não aderiram à greve e querem ir trabalhar”.

A professora informou que a Universidade, através da reitoria, vem buscando o caminho do diálogo não somente com os servidores em greve, mas também por meio da ANDIFES e MEC. Disse que irá convocar o CLG para discutir as perdas em movimentos como esse e para garantir o patrimônio público.

O diretor geral do Sintest/RN, José Rebouças, lembrou que no próximo dia 11 o movimento grevista completará 1 mês e que até o momento o governo federal sequer recebeu a categoria para conversar. Rebouças afirmou que a partir de agora a orientação nacional é de radicalizar, como foi feito hoje pela manhã. Ele disse, ainda, que o CLG vai se reunir com a reitoria no intuito de que a Universidade não acate a orientação do Ministério do Planejamento em cortar o ponto eletrônico dos servidores.

Clique e saiba mais sobre o movimento radicalizado.