Em encontro realizado na tarde desta quinta-feira, 06/03, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu a nova direção do SINTEST-RN. A visita marcou o primeiro encontro oficial entre a nova gestão do sindicato, que tomou posse em dezembro de 2024, e a administração central da UFRN.
Durante a reunião, foram discutidos temas como o acordo de greve da Educação federal e os desafios para a implementação da Medida Provisória nº 1.286/2024, que promove a reestruturação de diversas carreiras, incluindo a dos técnico-administrativos em Educação.
Celita Pessoa, coordenadora geral do SINTEST, destacou a abertura ao diálogo por parte do reitor e expressou otimismo quanto ao cumprimento do acordo de greve, embora ainda dependa da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional. Celita também cobrou da UFRN o retorno urgente das reuniões do GT que discute a pauta interna de reivindicações da categoria e comunicou sobre a paralisação nacional, convocada pela FASUBRA, que vai acontecer no dia 11 de março.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Mirian Dantas, enfatizou os desafios para a implementação da MP nº 1.286/2024, principalmente no que diz respeito à definição das áreas para os cargos amplos. Ela informou que três Grupos de Trabalho ainda precisam concluir suas tarefas para que o acordo de greve seja integralmente cumprido.
O reitor Daniel Diniz Melo parabenizou a nova diretoria do SINTEST e reafirmou seu compromisso em apoiar as pautas da categoria, especialmente no âmbito nacional, em sua posição como presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Fotos: